A UFI Multitube, tecnologia de filtragem de ar para motores desenvolvida pela UFI Filters, foi escolhida por um dos carros citadinos mais populares do mercado: o FIAT 500, na versão Hybrid Launch Edition, que combina o motor Firefly GSE N3 de 3 cilindros aspirado com um Gerador de Arranque de 12 V e uma bateria de lítio.
O produto inovador patenteado pelo Grupo UFI Filters foi apresentado na Automechanika 2018, tendo sido também nomeado para o Prémio Inovação.
O UFI Multitube estreou-se como equipamento original em motores mais potentes com um elevado desempenho, como o Porsche GT2RS. Atualmente, a grande versatilidade e flexibilidade do produto é confirmada pelo veículo de segmento A, entre os super utilitários mais apreciados, com um elevado volume de carga transportada.
Uma das vantagens do Multitube é a flexibilidade geométrica, que oferece modularidade e uma conceção ad hoc baseada nas necessidades específicas dos fabricantes de automóveis, otimizando os espaços no compartimento do motor e oferecendo amplas possibilidades de desenvolvimento para aplicações híbridas.
O UFI Multitube entra na versão especial do FIAT 500 Hybrid Launch Edition de 3 cilindros, o veículo que abre caminho aos veículos de combustível alternativo da FCA. O revolucionário filtro de ar UFI permite uma redução do peso do cartucho até 50%, graças à estrutura tubular dupla, que substitui o tradicional painel de ar. Os dois tubos do Multitube encontram-se dentro do airbox concebido e fabricado pela UFI, num material leve e resistente às deformações, o polipropileno. Graças ao sistema Multitube a caixa de filtro também foi simplificada, gerando uma poupança total de 30% no peso do módulo com a consequente redução do consumo e das emissões de CO2.
O caudal revolucionário da UFI Multitube também reside na melhoria do fluido dinâmico na passagem do ar para o motor, que permite conter as resistências e perdas de pressão e energía, alcançando assim um aumento na potência do motor dispensada.
O sistema particular de fixação do cartucho também permite segurá-lo firmemente à caixa do filtro, de modo a evitar a passagem de ar sujo para o motor, garantindo um nível adicional de proteção.
O meio de filtragem é projetado pela UFI Filters graças à experiência e know-how no
desenvolvimento de novos materiais. O UFI Multitube é composto por um meio de filtragem nonwoven rígido com fibras sintéticas hidrofóbicas, estruturadas de acordo com um gradiente específico de distribuição do diâmetro e porosidade, que mantêm a sua plena funcionalidade constante durante todo o ciclo de vida do produto. Em contrapartida, o painel tradicional em celulose plissada ao absorver a humidade, reduz consideravelmente a sua capacidade de filtragem devido à deformação dos materiais, afetando negativamente a potência do motor.
Maior flexibilidade, melhor fluido dinâmico e menor peso, juntamente com o desempenho
máximo de filtragem, são os fatores que fazem do Multitube um produto revolucionário.
Com efeito, o inovador filtro de ar garante uma eficiência de filtragem superior a 99,5%, também para a aplicação do Grupo FCA.