O pneu é um elemento em constante evolução. Por isso mesmo, a Pirelli procura incessantemente incrementar a performance dos seus produtos. Para isso, é imprescindível encontrar soluções que sejam capazes de melhorar a segurança e o conforto na condução.
O valor que a marca italiana atribui à pesquisa e desenvolvimento de pneus é visível nas tecnologias associadas aos seus produtos. Por ser consciente do rápido progresso da indústria automóvel e das crescentes exigências dos seus principais players, a Pirelli dedica um volume cada vez maior de pessoal e de recursos a esse campo. Atualmente, a empresa da “P lunga” conta com 1.800 funcionários dedicados à área de investigação, que, por seu turno, consumiu 7,4% da sua faturação total, nos últimos três anos.
Hodiernamente, verifica-se um crescimento significativo na procura por três tecnologias fundamentais da linha Pirelli: Run Flat, Seal Inside e PNCS. Plenamente consolidadas no mercado, constituem uma exigência cada vez mais comum no desenvolvimento de pneus de equipamento original, principalmente numa altura em que a indústria caminha para um horizonte de medidas de 18 polegadas ou superior.
Run Flat
O atual sistema Run Flat é uma evolução das propostas primitivas que datam da década de 1930. O sistema atual utiliza um reforço extra na parede lateral que permite uma condução estável com o pneu sem qualquer pressão, durante 80 km, a uma velocidade máxima de 80 km/h. Posteriormente, na oficina mais próxima, poderá proceder à troca do pneu de forma convencional.
A tecnologia Run Flat chegou à Pirelli em 2001, às mãos da BMW, e marca presença nas três grandes famílias da marca: P Zero, Cinturato e Scorpion. Conta com mais de 355 marcações de equipamento original, um número que supera largamente os da concorrência. Nos dias de hoje, está presente em 97% dos pneus de 18″ ou superior, sendo o foco principal da procura por este tipo de tecnologia.
Seal Inside
A tecnologia Seal Inside resolve 85% das situações que causam uma perda acidental de pressão. No caso de uma perfuração de até quatro milímetros, uma substância no interior do pneu envolver-se-á ao redor do corpo estranho, evitando a perda de pressão do pneu. No momento da extração do objeto, o mesmo material irá selar o orifício, permitindo que o condutor prossiga viagem com o máximo de segurança e conforto. O Seal Inside não requer nenhum tipo de pneu especial ou sistema TPMS.
A sua história começou em 2010, pelas mãos da Volkswagen e do seu Scirocco. Posteriormente, a tecnologia esteve presente em vários modelos da empresa alemã, como o Passat, o Touran e o Tiguan. A partir de 2015, chegou também aos veículos da Skoda (Superb, Octavia e Kodiaq), Seat (Tárraco y Ateca) e Porsche (Panamera). O Pirelli Seal Inside pode ser instalado nos pneus Cinturato P7, Cinturato All Season e Scorpion Verde.
PNCS:
A tecnologia PNCS está focada na redução do ruído transmitido para o habitáculo, graças à utilização de materiais especiais que possibilitam um isolamento acústico no interior do pneu. Com esta tecnologia, a Pirelli foi capaz de reduzir o ruído da cavidade, gerado no espaço entre a banda de rodagem e a jante, em cerca de 2 a 3 dB, aumentando o conforto na condução.
Apresentada em conjunto com a Audi, em 2013, limita-se aos modelos Premium e Prestige, e tem assistido a uma clara expansão, com um aumento de 36% nas vendas, entre 2016 e 2017. Atualmente, conta com mais de 75 marcações de equipamento de origem para modelos de fabricantes como a Volvo, Porsche, Tesla, McLaren, Lamborghini, Ferrari ou Aston Martin. A tecnologia PNCS pode ser encontrada nas famílias Pirelli P Zero, Scorpion e Winter Sottozero.