Fernando Díaz, Codirector Geral Executivo da Olipes, fala dos diversos aumentos dos preços que impactam no negócio de um produtor de lubrificantes, sendo que o foco agora é controlar e otimizar os custos.
Que efeito está a ter neste momento a inflação no negócio de peças auto (incluindo lubrificantes)?
Dentro dos preços que afetam a inflação, são os preços dos produtos energéticos que mais nos afetam enquanto fabricantes, uma vez que têm um impacto direto nos nossos custos de produção e logística, embora como fabricantes sejamos mais diretamente afetados por outros fatores, tais como a escassez de matérias-primas e a especulação internacional sobre as mesmas, o que aumentou o preço de algumas componentes em mais de 700%. Também o aumento do preço dos derivados de petróleo, tais como óleos de base de refinaria, que em alguns casos aumentaram mais de 300%, aumentan drasticamente uns custos que dificilmente podem ser transferidos para o produto acabado.
A médio prazo qual poderá ser o impacto da taxa de inflação muito alto no mercado?
A médio prazo, estamos preocupados com os efeitos directos da actual taxa de inflação, tais como a redução do consumo causada pela perda do poder de compra dos consumidores e a perda de capacidade financeira das pequenas e médias empresas, que verão os bancos reduzir o crédito e tornar o preço do dinheiro mais caro, ao mesmo tempo que os seus custos operacionais aumentam e os seus clientes exigem serviços que não podem pagar.
Que medidas está a dinamizar para combater esta subida inflacionada nos preços das peças?
Como fabricantes, temos de fazer muitos esforços para mitigar os aumentos de preços, sendo o mais importante controlar e otimizar os nossos custos e fortalecer as nossas relações com os nossos fornecedores mais estratégicos. Para a OLIPES, a base de qualquer negócio é o planeamento e a confiança, o que implica uma estreita colaboração e comunicação com o nosso canal de distribuição, o planeamento de previsões de vendas e a antecipação de eventos. Desta forma, evitaremos, na medida do possível, os aumentos de preços para o consumidor final, oferecendo aos distribuidores um pacote de medidas que os ajudará a continuar a vender, com o melhor serviço ao cliente e um posicionamento favorável e competitivo em termos de qualidade/preço de serviço para o profissional que confia nos nossos produtos.