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“Temos de fazer muitos esforços para mitigar os aumentos de preços”, Fernando Diaz, Olipes

Fernando Díaz, Codirector Geral Executivo da Olipes, fala dos diversos aumentos dos preços que impactam no negócio de um produtor de lubrificantes, sendo que o foco agora é controlar e otimizar os custos.

Que efeito está a ter neste momento a inflação no negócio de peças auto (incluindo lubrificantes)?
Dentro dos preços que afetam a inflação, são os preços dos produtos energéticos que mais nos afetam enquanto fabricantes, uma vez que têm um impacto direto nos nossos custos de produção e logística, embora como fabricantes sejamos mais diretamente afetados por outros fatores, tais como a escassez de matérias-primas e a especulação internacional sobre as mesmas, o que aumentou o preço de algumas componentes em mais de 700%. Também o aumento do preço dos derivados de petróleo, tais como óleos de base de refinaria, que em alguns casos aumentaram mais de 300%, aumentan drasticamente uns custos que dificilmente podem ser transferidos para o produto acabado.

A médio prazo qual poderá ser o impacto da taxa de inflação muito alto no mercado?
A médio prazo, estamos preocupados com os efeitos directos da actual taxa de inflação, tais como a redução do consumo causada pela perda do poder de compra dos consumidores e a perda de capacidade financeira das pequenas e médias empresas, que verão os bancos reduzir o crédito e tornar o preço do dinheiro mais caro, ao mesmo tempo que os seus custos operacionais aumentam e os seus clientes exigem serviços que não podem pagar.

Que medidas está a dinamizar para combater esta subida inflacionada nos preços das peças?
Como fabricantes, temos de fazer muitos esforços para mitigar os aumentos de preços, sendo o mais importante controlar e otimizar os nossos custos e fortalecer as nossas relações com os nossos fornecedores mais estratégicos. Para a OLIPES, a base de qualquer negócio é o planeamento e a confiança, o que implica uma estreita colaboração e comunicação com o nosso canal de distribuição, o planeamento de previsões de vendas e a antecipação de eventos.  Desta forma, evitaremos, na medida do possível, os aumentos de preços para o consumidor final, oferecendo aos distribuidores um pacote de medidas que os ajudará a continuar a vender, com o melhor serviço ao cliente e um posicionamento favorável e competitivo em termos de qualidade/preço de serviço para o profissional que confia nos nossos produtos.

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