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Total Classic e Elf Sporti, novos lubrificantes para o aftermarket

20 Setembro, 2019

A Total Portugal Petróleos acaba de lançar para o mercado duas novas gamas de lubrificantes para as marcas Total e Elf, com os nomes Classic e Sporti, destinados exclusivamente ao aftermarket. Fomos conhecer a estratégia definida para o mercado português.

Se a Total se pode definir como uma marca global de lubrificantes, com uma oferta muito extensa na área automóvel em ligeiros e pesados, a Elf funciona como uma marca muito vocacionada para veículos ligeiros e motos. Ambas são trabalhadas pela Total Portugal Petróleos, possuindo cada uma o seu posicionamento próprio, com históricas ligações a construtores de automóveis franceses, tendo qualquer delas uma elevada notoriedade.

Apesar da associação destas marcas ao primeiro enchimento (equipamento original), a verdade é que a Total decidiu, a nível global, avançar com uma nova estratégia especificamente orientada para as oficinas independentes, pegando em alguns nomes já anteriormente conhecidos das gamas de lubrificantes Elf e Total (Sporti e CLassic), posicionando-as agora como gamas especificas para o aftermarket e com identidade própria.

“A verdade é que cada vez mais os lubrificantes de topo estão a ser canibalizados no mercado. Ao lançar estas duas novas marcas da Elf e Total, a Sporti e CLassic, queremos disponibilizar lubrificantes com uma relação preço qualidade otimizada e muito adaptados à realidade das oficinas independentes que querem continuar a trabalhar com marcas como a Elf e a Total”, refere Jorge Cruz, responsável Comercial da Total Portugal Petróleos.

Outra razão para esta aposta da Total, tem a ver com a enorme quantidade de especificações e produtos que a empresa disponibiliza para veículos ligeiros, o que “poderia causar um pouco de confusão nas oficinas multimarca. Estas duas novas gamas, vêm resolver esse problema, pois concentram-se numa gama de produtos mais curta. Desta forma, conseguimos oferecer uma gama compacta, clara e fácil, dando às oficinas independentes um leque de opções que cobre praticamente todas as suas necessidades”, refere Sandra Domingos, responsável de Marketing e Serviço a Cliente da Total.

O Elf Sporti e o Total Classic cumprem as aprovações de muitos construtores automóveis (a gama é a mesma em ambas as marcas), o que lhes permite um posicionamento mesmo assim muito competitivo face a muitas outras propostas um pouco mais focadas no preço, mas que não têm a notoriedade destas marcas.

Os lubrificantes Elf Sporti e Total Classic  terão uma distribuição mais capilar, no qual a Total irá aproveitar muitos de alguns dos canais com que habitualmente trabalha. Por um lado trabalhará com os tradicionais grossistas de peças (Sofrapa, Soulima e A.Veira), que depois farão chegar estes lubrificantes ao retalho e às oficinas, e ao mesmo tempo continuarão a apostar nos grossistas de lubrificantes com os quais a empresa já tem acordo de distribuição.

Refira-se que o lançamento destas duas gamas de produtos Elf Sporti e Total Classic, entram também na lógica de distribuição de peças aftermarket que o Grupo Renault (Motrio) e o Grupo PSA (Eurorepar) relançaram nos últimos anos, até porque existe um relação histórica entre estas marcas.

“Estas novas gamas permitem-nos agora, para um cliente que habitualmente trabalhava com Elf, ter aprovações nesta marca para veículos PSA, ou se trabalhasse com Total, ter aprovações para veículos Renault. Isto torna também estas gamas muito mais competitivas para este setor do aftermarket, protegendo os produtos topo de gama que tradicionalmente são comercializados para as redes oficiais das marcas de automóveis”, refere Jorge Cruz.

A gama é essencialmente composta por lubrificantes sintéticos e um semi-sintético (vendidos em embalagens de 5 litros ou tambor), com características de economia de combustível e proteção de filtros de partículas, com as normas ACEA C3, A5/B5, C3, A3/B4, C2/C3, C1, C4 e C2, que cumprem os requisitos MB 229.52, BMW LL-04, GM Dexos 2, CHRYSLER MS-11106, FORD WSS-M2C 913-D retro-aplicável com WSS-M2C 913-C, VW 504.00/507.00, MB 229.51, VW 502.00/505.00, MB 229.3, BMW LL-01, RN0700, RN0710, PSA B71 2296, FIAT 9.55535-M2, CHRYSLER MS-12591, PSA B71 2290, entre outros.

“O mercado português é muito suscetível ao preço, mas existe uma noção da importância das aprovações. Por isso, essas duas novas gamas, adequam-se muito bem às necessidades das oficinas nacionais. Houve uma rápida adesão dos nossos parceiros a estas novidades”, explica Sandra Domingos.

Para terminar, Jorge Cruz, conclui dizendo que “com estes produtos temos um potencial muito interessante para explorar comercialmente, até porque historicamente 40% do parque automóvel trabalha de origem com as nossas marcas”.

Mais informações em www.total.pt

Artigo publicada na revista PÓS-VENDA Nº45

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