Um novo estudo da carVertical revela quais são as marcas com maior probabilidade de oferecer um historial transparente, e quais exigem redobrada atenção, na compra de um veículo usado.
A carVertical, plataforma de verificação de históricos automóveis, considerou como “historial limpo” os veículos que nunca sofreram danos, não têm quilometragem manipulada, não foram utilizados para aluguer, transporte ou táxis, e que não estão classificados como sucata. Entre os modelos analisados em Portugal ao longo de 2024, a Toyota destaca-se pela positiva: 91,5% dos seus veículos tinham registos limpos. Seguem-se a Mazda (79%) e a Citroën (78,9%).
Estas marcas são habitualmente associadas a condutores que privilegiam a durabilidade e a manutenção preventiva. Além disso, são menos escolhidas para serviços comerciais, o que reduz o desgaste e o risco de fraudes associadas ao mercado de usados.
“Os vendedores desonestos tentam dissimular os registos históricos dos veículos para conseguirem inflacionar as suas margens de lucro. Esta prática é particularmente comum na venda de automóveis que sofreram danos significativos, o que os torna menos apelativos no mercado de veículos usados”, explica Matas Buzelis, Director de Comunicações da carVertical.
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No extremo oposto, os carros de gama alta apresentam, em muitos casos, um historial menos fiável. A marca com maior percentagem de veículos com registos problemáticos foi a BMW, com apenas 3,9% de unidades sem qualquer incidente reportado. Porsche (16,1%) e Jaguar (41%) completam o pódio das marcas com menor transparência no mercado nacional de usados.
De acordo com a carVertical, o valor mais elevado destes modelos torna-os alvos frequentes de manipulação por parte de vendedores sem escrúpulos, nomeadamente através da adulteração da quilometragem ou do encobrimento de danos anteriores.
“Muitas pessoas sonham em ter um carro de primeira classe, mas nem sempre avaliam bem os riscos envolvidos na compra do mesmo. Por outro lado, não vale a pena correr esse risco com um carro de gama baixa, porque o lucro na venda desses modelos é muito menor”, salienta Buzelis.
Verificação
Antes de fechar negócio, a carVertical recomenda sempre a verificação completa do historial do veículo, a realização de um test drive e uma inspeção independente por parte de um centro autorizado. Ignorar estes passos pode transformar uma boa compra num pesadelo dispendioso, com reparações inesperadas e um desgaste mais rápido do que o previsto.
O estudo
A análise baseou-se em relatórios históricos reais adquiridos por utilizadores da carVertical em Portugal entre janeiro e dezembro de 2024. Para ser considerado “limpo”, um veículo teria de apresentar pelo menos cinco registos de quilometragem sem intervalos superiores a três anos, e não ter qualquer envolvimento em acidentes, roubos, serviços comerciais ou registos de danos estruturais.