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TT Turbo: Pela via da formação

A TTTurbo é muito mais que uma mera oficina de automóveis, que começou a sua atividade a trabalhar para outras oficinas. Atualmente, integra diversos conceitos oficinais e desenvolve um interessante projeto de formação para os seus parceiros.

TEXTO PAULO HOMEM

Licenciado em engenharia mecânica, Luís Lobo fundou a TT Turbo há 10 anos, fruto de uma oportunidade de negócio que, contrariamente ao que é habitual neste setor, não decorre de uma empresa familiar.

“Foi tudo criado de raiz, não tinha sequer uma chave de fendas”, começa por dizer Luís Lobo, explicando que “fruto da minha formação, entendi que existia espaço para mais um player na nossa região que se dedicasse à reparação de turbos e de sistemas de injeção”. Após a formação técnica necessária e a aquisição de equipamentos específicos para o desenvolvimento desta atividade, e com instalações construídas para o efeito, Luís Lobo inicia o projeto TT Turbo que “não era uma oficina, mas sim o desenvolvimento de um conceito de reparação de turbos e bombas injetoras, sendo por isso um nicho de mercado, muito focado nos profissionais”.

Com a evolução do mercado, nomeadamente com o pedido dos clientes para que a desmontagem dos componentes pudesse ser feita também no local, Luís Lobo decidiu avançar para um conceito oficinal (que não estava inicialmente previsto), sendo obrigado a mudar de umas instalações de 300 m2 para um espaço muito maior, na Zona Industrial de Vila Real, passando a integrar a rede Bosch Car Service, sendo também um Bosch Diesel Center. “Fazemos o multimarca na reparação diesel, cumprindo todas as especificações da Denso, Delphi, Siemens em banco de ensaio, mas temos uma especialização em Bosch, com um laboratório equipado com todos os meios para fazermos o diesel Bosch de A a Z”, refere Luís Lobo.

Já mais recentemente, em 2019, a TT Turbo fez uma nova parceria, desta feita com a Iveco, passando a ser reparador oficial e peças desta marca para toda a região do nordeste transmontano, quer na área de ligeiros, quer de pesados. “Passou a ser um conceito totalmente novo para nós, sendo um projeto ligado a uma marca, muito focado em veículos de trabalho e por isso muito desafiante”, revela o responsável da TT Turbo, dizendo ainda que “foi uma oportunidade que nos foi proposta e que revela também a forma profissional como temos vindo a trabalhar e que acaba por ser reconhecida pelo mercado”.

No entender de Luís Lobo não existe qualquer incompatibilidade em trabalhar um conceito multimarcas, como o Bosch Car Service e um conceito de marca, como a Iveco, acima de tudo “pela natureza desta marca estar muito bem tipificada e identificada como uma marca frotista que possui acima de tudo veículos de trabalho com características próprias, em que o pós-venda assume uma importância muito grande”. Por outro lado, assume o mesmo responsável, que sendo veículos de trabalho a exigência do processo e a organização oficinal acabam por sair muito favorecidas por trabalhar uma marca como a Iveco.

FORMAÇÃO
Um dos projetos diferenciadores da TTTurbo chama-se Zaffre. Trata-se de uma empresa que visa a transmissão de conhecimento técnico para os clientes profissionais da própria TTturbo. “Sentimos que existiam dificuldades em passar informação técnica aos nossos clientes, isto é, reparávamos os turbos e os sistemas diesel, mas depois os clientes tinham dificuldades técnicas na sua instalação”, revela Luís Lobo.

Porém, este projeto de formação foi-se desenvolvendo para muitas outras áreas de formação e não apenas aquelas que estavam dentro do âmbito da TTurbo. Foram feitas parcerias com empresas que comercializam máquinas de diagnóstico, como foram efetuadas outras formações, por exemplo, de caixas de velocidades automáticas e já em veículos híbridos e, sobretudo, nos elétricos. “Entendo que quanto mais formação técnica tiverem os nossos parceiros mas poderão crescer e nós também”, afirma o mesmo responsável, que diz que este tipo de formação é muito valorizada pelos clientes.

Existe um calendário de formação ao qual os profissionais podem aceder e escolher as ações em que querem marcar presença, embora também da parte da Zaffre exista o aconselhamento aos clientes de quais as formações que lhe podem ser mais úteis, em função da sua tipologia de serviços.

“Apostamos muito nesta área da formação, que julgamos que é muitíssimo importante para nós e para os nossos clientes”, diz Luís Lobo, francamente entusiasmado com este projeto.
Muito atento à realidade do setor em que se insere, Luís Lobo entende que o negócio oficinal irá passar cada vez menos pela peça e cada vez mais pela mão-de-obra. “Hoje em dia, o cliente tem acesso ao preço da peça e à própria peça, mas depois não tem o resto, já que não tem ferramentas, conhecimento técnico, etc., e isso temos nós que dar. Entendo, por isso, que o negócio oficinal não é a peça, mas sim o conhecimento e a mão-de-obra, e nós temos vindo a preparar-nos para isso” conclui o mesmo responsável.

TTTurbo
Luís Lobo
Vila Real
259 321 176
geral@ttturbo.pt
www.facebook.com/ttturbo

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 61 de outubro de 2020. Consulte aqui a edição.

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