Ver todas

Back

TTech: Negócio de escala

11 Março, 2021

A TTech é uma empresa que opera na área da tecnologia auto que representa três marcas no nosso país, com destaque para a Tech One, líder em diversos mercados no continente Americano e que agora se quer expandir na Europa e, obviamente, em Portugal.

Texto: Paulo Homem

A época de pandemia que atravessamos acabou por atrasar um pouco a estratégia de expansão do negócio que a TTech tem para o mercado português e espanhol. Porém, nesta fase a TTech já está a desenvolver o seu conceito e a procurar parceiros que lhe permitam dinamizar os produtos que representa.

A empresa está associada a um grande consórcio internacional, com forte presença na América do Sul, nomeadamente no Brasil, que trabalha com 38 fábricas a nível mundial (maioritariamente na Ásia) e possuem quatro laboratórios de desenvolvimento de produto em diversos continentes. Toda a gama de produtos que comercializa são primeiro estudados e desenvolvimentos pela casa mãe, sendo depois produzidos em escala numa dessas fábricas, de acordo com o que foi definido tecnicamente pela empresa para cada produto. Para comprovar a qualidade do produto que é comercializado, a empresa trabalha em parceria com a SGS a nível internacional, que certifica nas fábricas o produto que é de facto construído. “Nós não nos limitamos a comprar produtos e a colocar-lhes um rótulo. Todo o nosso produto é desenvolvido, por equipas de I&D, de acordo com aquilo que queremos para o produto, sendo posteriormente testado, para que possamos controlar a sua qualidade”, começa por explicar Paulo Martins, responsável da TTech, dizendo que “o grau de exigência colocado nos produtos é muito elevado, sendo esse precisamente um dos trunfos que temos face a outros produtos concorrentes”.

MARCAS E PRODUTOS
“Todas as nossas marcas são de produtos para o setor automóvel, dentro dos segmentos dos acessórios e consumíveis auto”, afirma Paulo Martins, responsável da TTech, dizendo ainda que “apresentamos no mercado as marcas Tech One, Svart e Code”.

Num catálogo com milhares de referências, nesta fase de lançamento a aposta incidirá apenas em alguns produtos como os sensores e as câmaras de estacionamento (premiados no Brasil), mas também material de som e infotainment, cabos, lâmpadas, led´s, escovas, etc. “Vamos apostar muito nos sensores de estacionamento e nas câmaras, mas iremos dinamizar outros produtos mais sazonais em função das épocas do ano, como é o caso agora das lâmpadas e das escovas”, refere Paulo Martins, explicando que “a gama é muito vasta e iremos lentamente introduzir mais produtos”. A marca de combate será mesmo a Tech One, que é no fundo a marca principal e com a maior gama de produtos, enquanto na marca Svart o foco serão os produtos mais ligados ao som e imagem no
automóvel.

MERCADO
A TTech, como representante destas marcas  para Portugal, está neste momento a  dinamizar uma rede de revenda, com o objetivo de as divulgar e implementar no nosso mercado. “Nós estamos a procurar parceiros / distribuidores em todo o país, mas não muitos, pois não queremos canibalizar a marca. Estamos em processo de seleção”, revela Paulo Martins, dizendo que a estratégia “é trabalhar com clientes grossistas e casas especializadas em acessórios e áudio que depois possam vender às casas de peças e a outros operadores”.

Com uma perspetiva B2B do negócio, a TTech vai por outro lado apostar na divulgação da marca para o mercado, tendo uma estratégia de comunicação direcionada aos profissionais e ao público final, pois entende Paulo Martins que “se a marca não for falada e conhecida não terá procura. Nós queremos que a marca tenha visibilidade pois isso ajudará também no seu desenvolvimento. Sabemos que os nossos produtos pelo seu desenvolvimento e reconhecida qualidade vendem-se por si só, no entanto esta comunicação é imprescindível”.

A TTech está também a trabalhar já o mercado espanhol, existindo contacto com operadores de grande dimensão, numa estratégia de desenvolvimento que não passa apenas pelo mercado ibérico, mas também por outros mercados europeus. Toda a informação sobre a TTech está disponível no site da empresa (ttech.pt), existindo depois uma loja online onde se poderão consultar os produtos com uma área reservada para os clientes. “Trata-se de um B2B onde os clientes podem fazer as suas compras e saber preços, que é muito rápida e de fácil consulta”, assegura o responsável da TTech.

DIFERENCIAÇÃO
Tendo consciência de que o mercado está saturado de acessórios auto, Paulo Martins diz que não existe nem grande diversidade nem novidade. A diferenciação dos produtos que a TTech comercializa está “na qualidade e quantidade dos seus laboratórios bem como no desenvolvimento da sua construção, que é feito por nós e está muito acima da média. São produtos com preços muito competitivos, pois a escala em que são produzidos, de modo a servir diversos mercados, permite-nos praticar economias de escala” conclui Paulo Martins.

TTech
Paulo Martins
234 090 358
paulo@ttech.pt
www.ttech.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 61 de outubro de 2020. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE