Ver todas

Back

“Tudo indica que o mercado continuará imerso num intenso processo de concentração e consolidação”, Martin Ratón, Diesel Technic

10 Fevereiro, 2026

Martin Ratón, da Diesel Technic, faz um balanço positivo de 2025 e, olhando para 2026, aponta a consolidação do mercado, o reforço da proximidade logística e a aposta em relações de longo prazo com os distribuidores como eixos centrais da estratégia.

Como avaliam o ano de 2025 na atividade da vossa empresa?

2025 foi um ano exigente, marcado por fortes tensões nos custos logísticos, sobretudo a nível local, embora com menores flutuações nas matérias-primas. Apesar deste contexto complexo, conseguimos atingir os nossos objetivos graças a uma política de stock proativa, que nos permitiu manter um elevado nível de serviço e reforçar a fidelidade tanto dos nossos distribuidores como dos seus clientes finais. Numa fase de maturidade da empresa — recém-completados 20 anos da Diesel Technic Iberia — em que é cada vez mais difícil alcançar aumentos significativos, conseguimos aproximar-nos de dois dígitos de crescimento na faturação. Além disso, entre as filiais do Diesel Technic Group, muitas delas de criação muito mais recente, fomos a que registou o maior crescimento, o que representa simultaneamente um desafio e uma grande satisfação. Face à concorrência low cost, que afeta a rentabilidade dos distribuidores e das oficinas e gera desconfiança no cliente final, a nossa marca DT Spare Parts continuou a ser a referência indiscutível no mercado alternativo de peças de reposição para veículos pesados. Tal deve-se à qualidade do produto, ao reconhecimento da marca e a uma presença sólida e constante nas oficinas especializadas em reparação de camiões, autocarros e carrinhas. Por outro lado, no final de 2025, assumimos o atendimento ao cliente e a gestão logística de encomendas urgentes por via aérea para os nossos distribuidores na América Latina. Trata-se de uma responsabilidade que nos foi transferida pela matriz na Alemanha, com o objetivo de aproveitar a nossa maior afinidade cultural com a região e a nossa localização estratégica junto ao aeroporto de Madrid-Barajas, o hub europeu com o maior número de rotas e voos diretos para a América Latina. Pode parecer um detalhe menor, mas constitui um claro reconhecimento da solidez da nossa gestão operacional e da confiança do grupo na equipa da Diesel Technic Iberia, reforçando ainda mais o nosso papel como plataforma estratégica dentro da organização. Assim, o balanço é, definitivamente, muito positivo.

Na sua opinião, qual foi o fator ou acontecimento mais impactante no mercado pós-venda em 2025?

A Motortec. Após edições anteriores algo monótonas, a feira de 2025 registou uma participação recorde, tanto em número de expositores como de visitantes profissionais, e destacou-se pelo entusiasmo dos participantes. Gostei muito do ambiente que se viveu.

Que mudanças acha que irão marcar o pós-venda automóvel em 2026, tendo em conta as recentes transformações do mercado?

Tudo indica que o mercado continuará imerso num intenso processo de concentração e consolidação, impulsionado principalmente por aquisições orientadas para ganhar escala, reforçar a capacidade de compra e oferecer serviços técnicos de maior valor acrescentado. Este movimento é fundamental para enfrentar os desafios decorrentes da digitalização e da crescente complexidade tecnológica dos veículos. Trata-se de uma tendência já visível nos últimos anos, com a entrada de grandes grupos internacionais e a integração progressiva de distribuidores locais, uma dinâmica que previsivelmente continuará a marcar a evolução do setor em 2026.

Que investimentos e estratégias a vossa empresa planeia implementar em 2026 e em que áreas?

O foco estará em continuar a ganhar agilidade e fiabilidade nos serviços de transporte, de forma a evitar, na medida do possível, incidentes. Dado que, neste aspeto, dependemos totalmente de terceiros e a nossa capacidade de melhoria é muito limitada, procuraremos reduzir essa dependência. O nosso plano passa por nos aproximarmos dos nossos parceiros de distribuição, através da abertura de novos centros logísticos. O projeto do primeiro, que ficará nos arredores de Barcelona, está bem avançado. Dependendo do seu sucesso, os seguintes poderão ser implementados em pontos estratégicos da Península Ibérica. Em simultâneo, estas ampliações permitirão descongestionar o nosso armazém em Torrejón, que atualmente se encontra próximo da ocupação total. Por outro lado, continuaremos a ampliar a nossa gama de produtos e a apoiar os distribuidores que privilegiam a qualidade em detrimento do preço, de forma a garantir a rentabilidade e a longevidade dos seus negócios. Gostaria de sublinhar que, na Diesel Technic, apostamos em relações de longo prazo, pelo que investimos na proximidade, disponibilidade, qualidade e apoio. Queremos continuar a ser um parceiro estratégico para os distribuidores de veículos pesados, oferecendo valor para além das peças de reposição.

PALAVRAS-CHAVE

Mais vistos