Ver todas

Back

UFI apresenta inovação para aplicações Mercedes-Benz Truck

22 Novembro, 2022
190 Visualizações

A UFI Filters acaba de lançar no mercado um módulo de óleo inovador, no mercado europeu, para um dos motores mais recentes do Grupo Daimler Truck AG, para aplicações Mercedes-Benz Truck.

A principal inovação oferecida pelo módulo UFI Filters para o motor HDEP – Heavy Duty Engine Platform – OM471, é a integração de diferentes funções como a válvula termostática de dois estágios, a válvula de controle de pressão, a válvula de by-pass e o sensor de temperatura.

Estes elementos permitem um gerenciamento avançado do volume de óleo no interior do circuito, mesmo para óleos de baixa viscosidade. A melhor gestão do circuito de lubrificação reduz o atrito dentro do motor, oferecendo assim um excelente desempenho e uma redução significativa no consumo de combustível, contribuindo também para uma redução nas emissões de poluentes.

Uma contribuição tecnológica adicional oferecida pelo sistema UFI completo é dada pela gestão térmica avançada do motor graças à válvula termostática de dois estágios, projetada pela UFI, que evita picos de temperatura. Dependendo da temperatura do óleo e das fases de operação (velocidade total ou aquecimento), a válvula termostática de dois estágios gerencia o volume dentro do circuito de lubrificação.

O cartucho do filtro, feito com soldagem infravermelha sem qualquer uso de colas, é produzido de acordo com o exclusivo meia FormulaUFI.Cell em material hidrofóbico. Graças a este material específico, o filtro pode manter suas características mesmo na presença de água no óleo, preservando assim um alto padrão de filtração ao longo do tempo.

Em comparação com os filtros de rosca, a substituição do elemento único permite uma redução significativa no desperdício de metal; o acoplamento patenteado também garante operações de manutenção mais seguras e limpas para o operador.

A melhor gestão do circuito de lubrificação e as características do material filtrante garantem, portanto, alta confiabilidade do filtro, com intervalos de manutenção estendidos até 150.000 km. Graças à sua estrutura, possui elevada resistência em circuitos de óleo submetidos a pressões de até 12 bar, como as de motores para veículos pesados.

Os técnicos da UFI Filters, em colaboração com os do fabricante alemão, prestaram especial atenção ao design dos componentes individuais. Além de proteger os órgãos do motor, o cartucho garante a melhor potência, ajudando a manter os níveis de queda de pressão do circuito baixos, mesmo nas condições de trabalho mais difíceis do motor.

O sistema completo da UFI Filters também tem uma alta modularidade, com a possibilidade de montar diferentes tipos de bombas de água ajustadas eletricamente e mecanicamente, adaptando-se assim às necessidades dos vários tipos de aplicações, para diferentes modelos de camiões.

Rinaldo Facchini, CEO do Grupo UFI Filters, explica: “Este produto é um dos melhores exemplos da sinergia entre a UFI Filters e os fabricantes de primeiras instalações em projetar e produzir inovações tecnológicas em linha com os requisitos dos motores mais exigentes, como aqueles destinados a aplicações pesadas. Estamos muito orgulhosos desta parceria, um negócio de grande importância para o nosso Grupo, num dos motores de maior volume de vendas do mercado europeu.”

 

PALAVRAS-CHAVE