Ver todas

Back

UFI Filters e CONVEY tomam medidas contra a proliferação de peças falsificadas

19 Novembro, 2018

A UFI Filters está na linha da frente no combate à venda de peças sobresselentes contrafeitas através de diferentes canais, tradicionais e de comércio eletrónico.

Para atacar a raiz deste problema, o Grupo UFI implementou uma série de estratégias em conjunto com a CONVEY, empresa turinense líder em serviços de combate à contrafação online, para limitar a proliferação de peças sobressalentes falsificadas que invadem os mercados através da Internet.

A UFI Filters está empenhada, já desde 1972, na proteção dos seus produtos e dos sinais de identificação a eles associados, através do registo de marcas e patentes, nos principais mercados mundiais. Trata-se de uma primeira ação, imprescindível para combater o fenómeno, que se tornou num problema real para o setor. Com efeito estima-se que o volume global de negócios anual da contrafação, seja de, aproximadamente, 17 mil milhões de euros e é gerado por produtos provenientes, principalmente, da China e do Extremo Oriente, de países como a Tailândia, a Indonésia e Índia, até chegar às portas da Europa no Médio Oriente ( Emirados) e Turquia (fonte SIAC – Sistema de Informação Contra a Contrafação da Guardia di Finanza
italiana). O fenómeno tem consequências negativas em todo o setor, desde os fabricantes de componentes originais, distribuidores, utilizador final, até ao condutor não consciente do quão perigoso pode um componente falsificado, não sujeito a controlos de qualidade rigorosos.

As ações implementadas pelo Grupo UFI Filters começam com o registo das marcas comercializadas – UFI Filters e SOFIMA Filter – e das respetivas patentes nos principais mercados mundiais. Até à data, há 167 títulos depositados pela UFI, entre patentes e modelos de utilidade. Trata-se do ponto de partida que permite à UFI colaborar com a CONVEY nas operações de Internet Intelligence & Protection, nas principais plataformas internacionais de comércio eletrónico, em particular, chinesas e turcas.

A ação de combate implementada não afeta apenas o contrafator, para aumentar as possibilidades de sucesso, conta com a colaboração do “Proxy” – a plataforma de comércio eletrónico, Rede Social, fornecedor de serviços de Internet e fornecedor de serviços de hospedagem – que, com os seus serviços, não quer ser responsabilizado pelas operações comerciais de produtos falsificados. Através de uma “notificação e retirada”, baseada na reivindicação da propriedade intelectual e patentes previamente depositadas, a oferta ilícita é rapidamente removida e, em caso de reincidência, a conta do contrafator pode ser fechada definitivamente. Estas ações também são partilhadas pela legislação internacional em matéria
de comércio eletrónico.

Além disso, no canal tradicional, a UFI Filters presta um serviço direto à sua rede de distribuição, com sessões de formação que visam ensinar os profissionais a distinguir um produto original de um contrafeito, em particular, os produtos mais copiados no mercado, como a família “ONE ” e “H2O” e os filtros de alta separação da água, fruto da tecnologia exclusiva UFI.

As ações da UFI Filters, destinadas a impedir a utilização indevida da marca e a violação das suas patentes tecnológicas, são ainda reforçadas pela aposição de rótulos – labels – na embalagem dos produtos em mercados com maior risco, como os do Extremo Oriente. Estes rótulos possuem códigos QR e são produzidos com técnicas de impressão que dificultam muito a cópia.

Eduardo Martí, Diretor Geral da UFI Filters Ibérica, refere: “A parceria com a CONVEY é crucial para atacar a origem do problema das falsificações que invade os nossos mercados, ou seja, nos canais online que são os mais difíceis de controlar. Esta colaboração permitiu à CONVEY sensibilizar o mercado, colocando o Grupo UFI como modelo de um projeto-piloto que envolverá outros intervenientes do setor. A UFI Filters também presta à sua rede de distribuição do mercado pós-venda um serviço de suporte técnico e jurídico imediato, após denúncias dos Clientes. Portanto, para erradicar o fenómeno, é necessário consultar sempre os nossos distribuidores oficiais ao adquirir produtos da marca UFI Filters e SOFIMA Filter.”.

 

PALAVRAS-CHAVE