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Uma viagem ao coração da BKT

19 Fevereiro, 2021

Piero Torassa, engenheiro de campo na BKT há mais de uma década, conta à BKT Network como, na sua opinião, os pneus são o coração e espírito de todos os veículos.

Piero, sabemos que não aborda as suas formações de forma técnica. É mais um comunicador que torna tudo simples e natural. Podia falar-nos sobre si?

Obrigado, Ann Helena, agradeço o comentário. Sou de Turim, tenho 53 anos e concluí a licenciatura em engenharia mecânica e termofísica dos materiais isolantes na universidade de Génova. E isto incluiu a borracha, claro. O que estudei passou a ser o meu trabalho e faço parte da “família BKT” há dez anos.

O que significam os pneus para si?

Boa pergunta e a resposta é só uma: adoro pneus! Viajo muito para testá-los e verificar as aplicações em campo, em condições reais. Todos os pneus têm histórias diferentes e representam novas viagens e muito trabalho. São um elemento tão importante da minha vida que estou sempre a ver os tamanhos dos pneus dos veículos parados quando saio com a minha família. A minha mulher costuma pedir-me que pare, mas é difícil! Trabalho no setor dos pneus há quase 25 anos.

Como é um dia normal de trabalho para si?

Adorava poder descrevê-lo, mas não posso mesmo. Não quero ofender ninguém, mas faço tantas coisas diferentes. Todos os dias são diferentes e todos são especiais. Não tenho uma rotina diária.

Permita-me que reformule a pergunta: podia falar-nos sobre o seu trabalho? Gostávamos mesmo de saber o que faz um engenheiro de campo.

Em traços largos, desenvolvo tudo o que um pneu necessita conforme os ambientes em que é utilizado. Estes ambientes incluem campos agrícolas e instalações industriais, logística portuária, estaleiros, pedreiras. Por isso, viajo muito para reunir-me com os nossos utilizadores finais aqui, na Europa. E estou sempre em contacto com o nosso departamento de vendas e com o departamento de investigação e desenvolvimento relativamente a melhorias. Este último departamento encontra-se na Índia e visito o país com frequência.

O que faz quando visita os locais de trabalho dos utilizadores finais?

Presto assistência técnica no local. E resolvo os problemas em campo com os nossos produtos e serviços. Especificamente em relação aos pneus todo-o-terreno (OTR), a nossa prioridade é disponibilizar capacidades técnicas e de engenharia.

Também testa o pneu?

Claro, mas prefiro o termo “monitorização”. O que faço é monitorizar e melhorar o desempenho dos pneus e a qualidade do produto. Por outras palavras, analiso todos os fatores chave que contribuem para o desempenho do produto, especialmente as condições operacionais do cliente. 

Tudo parece tão fácil quando fala, mas não é. Assisti a formações técnicas suas, aqui na BKT Network. Sente-se à vontade a explicar as coisas, não é verdade?

Sim, sim. Estou a realizar muitas sessões de formação técnica junto dos nossos parceiros de distribuição na Europa. E é importante que as pessoas entendam que um pneu não é só um objeto preto e redondo.Na BKT, dizemos sempre que “os pneus são essenciais para um equipamento de elevado desempenho”, mas eu vou mais longe: quer se trate de um veículo agrícola, de uma pá carregadora de rodas ou de um camião basculante todo-o-terreno, os pneus são o coração e espírito de todos os veículos.

Piero, permita-me que lhe diga algo: é o primeiro engenheiro romântico que já conheci.

A verdade é que estou apaixonado pelos pneus…Esquecendo tudo o resto, acho que é importante transmitir esta mensagem. As avarias frequentes, os períodos de inatividade e a troca excessiva dos pneus são, infelizmente e com frequência, o resultado de uma recomendação do pneu errado.Os vendedores de pneus devem dispor das competências técnicas adequadas e de formação específica para poderem recomendar pneus para diferentes aplicações. Todos sabem que tempo é dinheiro, mas a segurança do operador está estreitamente ligada a isto. Por isso, há centenas e centenas de fatores a ter em conta. Não é fácil, mas também não é assim tão difícil. Lá diz o provérbio: querer é poder.

Uma vez que viaja tanto, quantas língua fala? E que línguas usa no trabalho?

Falo italiano, claro, alemão, inglês e um petit peu de français. Faço as minhas apresentações sobretudo em inglês, mas também em alemão. A Alemanha é um mercado muito importante para nós.

Sei que é um apaixonado da televisão. Qual é o seu ídolo do pequeno ecrã?

Não tenho, mas acho interessante pesquisar algumas celebridades e descobrir que têm um curso de engenharia. Sabia que, por exemplo, Rowan Atkinson (o Mr Bean, que adoro) é licenciado em engenharia eletrotécnica? Ou que Jimmy Carter, antigo presidente dos Estados Unidos, é licenciado em ciência e que a atriz Ally Walker (Sons of Anarchy, Profiler) tem uma licenciatura em engenharia biomédica?Pesquiso estas pessoas famosas… E sinto-me em boa companhia!

OK, é verdade. Não é uma estrela televisiva, mas teve um papel de “herói do trabalho”.

Sim, foi um projeto bastante divertido. Colaborámos com a feira comercial alemã bauma, numa minissérie chamada “Working Hero. A day in the life of our Working Hero, Piero Torassa” (Herói do trabalho. Um dia da vida do nosso herói do trabalho, Piero Torassa). Foi muito divertido.A história centrou-se num processo para melhorar um produto especial, que desenvolvemos para um cliente na pedreira Carrara.Começámos a filmar nas famosas pedreiras de mármore branco sob condições extremamente difíceis para um pneu devido ao peso a transportar, um bloco de mármore de aproximadamente 45 toneladas. Mais declives acentuados, íngremes e escorregadios. A tração e estabilidade foram essenciais.Na altura, os veículos estavam equipados com o nosso pneu radial integralmente em aço para aplicações todo-o-terreno, o EARTHMAX SR 49.Era um pneu com classificação de 2* (2 estrelas, a marcação especial de capacidade de carga todo-o-terreno). O desenvolvimento do produto resultou na melhoria da estrutura do pneu, passando à classificação de 3 estrelas e adaptação para esta utilização.

Vi parte do vídeo. Falou muito com o condutor.

Temos muitos aparelhos, instrumentos e equipamentos de monitorização. Mas as opiniões e o feedback do operador ou condutor são igualmente importantes. O operador é quem melhor conhece o desempenho do equipamento e dos pneus. É provavelmente a única pessoa com uma ligação a esta simbiose entre a máquina e o pneu.

E agora algumas perguntas pessoais para ficar a conhecê-lo melhor. Quem é o seu cantor ou grupo preferido?

Muitos grupos do final da década de 1980, embora esteja agora a ouvir música clássica, barroca e romântica. É mesmo ideal para relaxar!

Quais são as suas cidades favoritas? Uma na Europa e outra noutro local do mundo.

Roma na Europa, um museu a céu aberto com inúmeros tesouros escondidos. Respira-se história em Roma.Fora da Europa, algumas cidades na costa oeste dos Estados Unidos são mesmo fascinantes. São Francisco é inesquecível.

O seu filme preferido?

Agora, com as nossas três filhas, é difícil escolher um filme. Em família, gostamos de “descontrair” a ver filmes sobre desastres, e Dwayne Johnson é o nosso ator preferido.E, para mim, a trilogia O Padrinho é obrigatória.Sim, vivo com quatro mulheres. É um trabalho duro, provavelmente mais difícil do que ser engenheiro de campo! Estou a brincar. Adoro passar tempo com a minha família e dedico-me a 100% a elas quando estou em casa.

Uma última pergunta, já obrigatória na nossa série de Conversas que inspiram: qual é a sua grande paixão?

Gosto de cozinhar e de escolher o vinho certo para os diferentes pratos. E adoro tocar piano: é quando mais relaxo. Faço-o sempre que possível.E, por último, adoro ler, especialmente livros ambientados durante as Cruzadas, na Idade Média, quando a realidade é frequentemente associada à fantasia e às crenças. Tão diferente da era moderna pós-digital!

Veja o vídeo neste link.

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