De acordo com o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, divulgado pelo Standvirtual, no mês de junho de 2023, as marcas de luxo do total de carros usados são a única categoria que revela crescimento da procura e oferta em junho, face ao mesmo mês do ano passado (+3% e +18%, respetivamente).
Verificou-se um crescimento de 17% na oferta do total de veículos usados, juntamente com um decréscimo geral de 10% na procura, em relação ao período homólogo de 2022.
A dinâmica de mercado mantém-se, assim, negativa (cerca de -18%) face a junho do ano anterior, com maior oferta do que procura.
Há um crescimento de +65% da oferta de veículos elétricos usados e de +11% dos elétricos premium em junho, em comparação com o ano passado. No que diz respeito à procura, apenas há crescimento nos elétricos premium (+12%). Nas restantes tipologias de combustível, há decréscimos de procura nos carros a gasolina, diesel e elétricos (entre -1% e -22%). A oferta de carros a gasolina cresce +21% e a oferta de carros a diesel cresce +5% face ao período homólogo de 2022. Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel representam cerca de 11% da procura e cerca de 10% da oferta, em junho. O Diesel (62%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas. Em junho, a gasolina e os carros elétricos são as únicas tipologias de combustível com maior oferta de anúncios (30% e 5%, respetivamente) do que procura. Nas restantes, a procura iguala ou supera sempre ligeiramente a oferta.
«No mês de junho, continuamos a verificar a tendência de recuperação no que diz respeito à oferta. Esta é uma característica muito positiva, principalmente quando pensamos nos últimos anos em que a escassez de produto era um dos principais entraves para os consumidores adquirirem veículos usados. É importante referir ainda que a situação financeira que estamos a viver atualmente é um dos fatores que continua a influenciar a procura, levando assim a uma diminuição da mesma. As marcas de luxo e os elétricos premium são os únicos modelos que neste momento apresentam procura no mercado”, afirmou Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.