Ver todas

Back

Usados: procura diminui 8% em janeiro

15 Fevereiro, 2023

De acordo com o Panorama Mensal do Mercado Automóvel do Standvirtual, no mês de janeiro, verificou-se um crescimento de 2% na oferta de veículos usados e um decréscimo de 8% na procura, em relação ao período homólogo de 2022.

Estes valores resultam numa dinâmica de mercado de -6%, ainda assim a demonstrar recuperação face aos meses anteriores. A recuperação sente-se também nas marcas premium (apenas -2% de procura) e as marcas de luxo têm melhora de +0,5%.

“Estamos a identificar alguns sinais da recuperação do mercado automóvel. A entrega de novos veículos, que parece estar a acontecer de forma mais dinâmica, está a fornecer ao universo de usados uma renovação de stock e isso reflete-se também no aumento da própria procura, face aos meses anteriores. Verifica-se que a procura aumenta precisamente em carros acima dos 15.000€ e em carros recentes, até um ano, embora também se verifique mais procura em viaturas no intervalo de 5 a 10 anos”, afirmou Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

Outras conclusões deste Panorama Mensal são:

● Os veículos elétricos premium são os únicos que registam aumento da procura em janeiro, no mercado de usados (+22%). São também os com maior crescimento da oferta (+48%), face ao período homólogo de 2022. Já os elétricos revelam UM pequeno decréscimo na procura (-2%), mas mantêm a oferta estável (+19%);
● O Diesel revela um decréscimo de -9% da procura face a 2022 e a gasolina desce -2%, mas com dinâmicas de mercado menos negativas do que no mês anterior. A oferta de ambas as tipologias cresce cerca de 2% em relação ao período homólogo de 2022;
● Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel representam cerca de 13% da procura e cerca de 7% da oferta, em janeiro;
● Diesel (65%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas;
● Em janeiro, a gasolina é a única tipologia de combustível com maior oferta de anúncios (29%) do que procura. Nas restantes, a procura supera sempre ligeiramente a oferta.

PALAVRAS-CHAVE