O Standvirtual divulgou o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, que indica que os veículos com matrícula de 2019 e 2020 registaram um aumento da procura em novembro, uma tendência que se tem vindo a verificar desde agosto. Os veículos matriculados entre 2015-2016 continuam a ser os mais visualizados.
As Principais conclusões são:
COMBUSTÍVEL E SEGMENTO
- Elétricos (5%), Híbridos a Gasolina (3,5%) e Híbridos a Diesel (1,5%) representam 10% da procura em novembro.
- O Diesel continua a ser a tipologia mais procurada, no entanto, desde outubro que revela maior oferta de anúncios (65%) do que procura e visualizações. Segue-se a Gasolina, com 27% dos anúncios e 25% da procura.
- Relativamente ao segmento mais procurado, destacam-se as Carrinhas (18%), SUV (17%) e os Utilitários (16,5%). Nestes dois últimos segmentos, a procura ultrapassa a oferta.
- Apenas nos segmentos Cabrio, Sedan e Carrinha é que a oferta supera a procura, em Novembro.
PREÇOS
- Carros entre os 10.000€ e os 25.000€ são os mais visualizados (37%) e também aqueles que representam cerca de metade da oferta de anúncios.
- Nas restantes categorias de preço, o número de visualizações mantém-se superior à oferta disponível de anúncios, sobretudo nos carros abaixo de 5.000€ e acima de 40.000€.
- A categoria acima de 40.000€ é a segunda mais visualizada em Novembro (19%), logo seguida pela categoria dos 25.000€ aos 40.000€ (18%) e dos 5.000€ aos 10.000€ (16%).
MARCA
- A BMW (12,1%) e a Mercedes-Benz (11,6%) continuaram a ser as marcas com maior procura em Novembro, seguindo-se a Renault (10%).
- Ao contrário do mês anterior, em Novembro a oferta de anúncios foi ligeiramente superior à procura nas duas marcas mais procuradas (12,6% na BMW e 11,8% na Mercedes-Benz). A procura foi superior à oferta no caso da Volkswagen e Audi.
- A falta de oferta de anúncios relativamente ao número de visualizações sente-se, no caso dos carros abaixo dos 5.000€, sobretudo no Land Rover Freelander e Opel Astra. Nos carros entre 5.000€ e 10.000€ há escassez de anúncios face à procura, sobretudo nos modelos BMW Serie 3 e Renault Zoe.
- Nos carros acima de 40.000€, a escassez de anúncios para as visualizações observa-se no Tesla Modelo 3, Porsche 911 e Mercedez-Benz Classe C.
ANO DE MATRÍCULA
- Carros matriculados entre 2016 e 2020 registam o maior número de visualizações de anúncios por ano de matrícula, destacando-se como os maios procurados.
- À semelhança do que aconteceu em outubro, em novembro aumentaram as visualizações de veículos matriculados entre 2019 e 2020.