A MANN-FILTER utiliza lignina (no fabrico dos seus filtros), um biopolímero proveniente da madeira, como substituto das resinas de origem fóssil utilizadas até agora. O resultado desta aposta traduziu-se numa poupança de 3,93 toneladas de CO₂ e mais de 4.500 litros de petróleo bruto em 2024.
A MANN-FILTER desenvolveu uma nova geração de filtros cujos meios filtrantes recorrem a uma nova impregnação baseada em lignina. Não se trata de novos filtros, mas sim da aplicação da lignina, como alternativa ecológica às resinas de origem fóssil, em algumas das referências mais vendidas.
A lignina, um dos biopolímeros mais abundantes, é um subproduto da indústria papeleira e tem origem na madeira. Nas plantas, a sua função é conferir rigidez e resistência, permitindo-lhes crescer e manter-se erguidas. Durante a produção de papel, a lignina pode ser isolada como subproduto e utilizada como recurso renovável em diversas aplicações.
A função das impregnações nos meios filtrantes, de forma semelhante ao papel que desempenha nas plantas, é proporcionar rigidez, resistência aos agentes químicos presentes nos óleos sintéticos de última geração, impermeabilidade e até proteção anti-chama no caso dos filtros de ar para camiões.
A substituição das resinas fenólicas por lignina, para além de garantir as mesmas características técnicas, permite reduzir a pegada de CO₂ da produção em até 5% e o consumo de petróleo bruto em cerca de 27%.
“Um exemplo claro é o filtro de ar MANN-FILTER C 17 237, que, segundo os números de vendas de 2024, poupa 3,93 toneladas de CO₂ e mais de 4.500 litros de petróleo bruto por ano. Além disso, a celulose utilizada na produção do meio filtrante provém de fontes certificadas”, explica a empresa.
Desta forma, cada vez mais produtos deste fabricante estão a ser gradualmente convertidos para lignina, substituindo as resinas fenólicas e reduzindo as emissões de CO₂.
E, embora a partir de 2035 apenas possam ser matriculados na União Europeia automóveis novos sem emissões de CO₂, milhões de ligeiros e veículos comerciais com motores a gasolina ou gasóleo continuarão em circulação, não só na UE mas em todo o mundo. Por isso, soluções de filtragem como a baseada na lignina desempenham um papel crucial na melhoria da sustentabilidade dos veículos novos e existentes, em especial dos que utilizam combustão.









