A Valeo, a Valeo Siemens eAutomotive e Renault Group pretendem desenvolver e fabricar, em parceria, um motor eléctrico automóvel de nova geração, eliminando a utilização de terras raras.
Os três parceiros combinarão os seus conhecimentos e reconhecida experiência para conceberem um sistema único de propulsão elétrica sem paralelo a nível mundial, oferecendo maior potência com menos energia e sem a utilização de terras raras.
No âmbito desta parceria, cada um dos três parceiros contribuirá para o desenvolvimento e produção das duas partes-chave do motor elétrico: o rotor e o estator.
A Renault desenvolverá e produzirá a tecnologia de rotor EESM (motor síncrono excitado eletricamente), concebido sem a utilização de terras raras, este assegura um melhor desempenho energético. Para além do fornecimento de componentes baseados nos melhores conhecimentos especializados de cada empresa, a arquitetura geral do motor tudo-em-um para o Grupo Renault será também concebida pela Renault.
A Valeo e a Valeo Siemens eAutomotive desenvolverão e produzirão o estator, que se baseia na experiência tecnológica da Valeo na montagem de fios de cobre. Graças à experiência única neste campo, que lhe permite utilizar uma maior densidade de cobre no estator, a Valeo é capaz de gerar maior potência sem ter de utilizar mais energia elétrica.
O Renault Group, a Valeo e a Valeo Siemens eAutomotive serão os primeiros a produzir em massa, a começar já em 2027, um motor elétrico de 200kW que não utiliza terras raras. A produção do motor para as necessidades do fabricante automóvel será baseada na fábrica Cléon do Grupo Renault na Normandia, em França.
Christophe Périllat, CEO da Valeo, comentou: “Esta parceria estratégica resultará num importante passo em frente para a mobilidade elétrica. Juntamente com o Grupo Renault, estamos a criar um motor elétrico de nova geração para automóvel que elimina a utilização de terras raras. Este novo motor irá satisfazer os mais rigorosos requisitos ambientais e os mais elevados padrões de desempenho”.