Ver todas

Back

Varta comercializa baterias específicas para híbridos, plug-in e elétricos

27 Setembro, 2023
1087 Visualizações

A Varta desenvolveu, em colaboração com os principais fabricantes de automóveis, uma tecnologia de baterias adequada para veículos híbridos, plug-in e elétricos: a AGM para xEV.

A Varta indica que, na Europa, o mercado de veículos elétricos está a atravessar um período de expansão contínua e significativa. Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), em agosto, ultrapassou pela primeira vez a marca dos 20%, tornando-se a terceira opção mais popular entre os compradores de automóveis novos.

Em Portugal, e de acordo com a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), as vendas de automóveis elétricos e híbridos plug-in atingiram um novo recorde no primeiro semestre de 2023, com um total de 30.963 automóveis eletrificados novos comercializados. Espera-se que esta tendência de crescimento continue e que, até 2030, 50% dos novos veículos registrados no continente sejam híbridos ou elétricos.

Particularidades das novas tecnologias de veículos

Os modelos híbridos e elétricos apresentam características modernas e particularidades que trazem desafios significativos aos mecânicos. Assim, torna-se crucial que as oficinas invistam em formação especializada para aprimorar os seus conhecimentos e habilidades no manuseio destes novos veículos.

O Toyota Corolla Hybrid é um exemplo deste tipo de veículo

Antes de mais, é fundamental distinguir um automóvel elétrico de um híbrido ou plug-in, uma vez que cada um destes apresenta características distintas e sistemas de propulsão diferentes. Compreender estas diferenças é essencial para tomar decisões informadas sobre a escolha de bateria e para compreender as implicações na manutenção e utilização.

Além disso, é fundamental compreender o papel da bateria de 12V nestes veículos. Este componente é de extrema importância, pois alimenta o sistema elétrico de 12V e os seus dispositivos de segurança, eficiência e conforto.

Um dos modelos 100% elétricos mais populares na Europa é o Volkswagen id4

Esta bateria assegura que o carro mantenha a sua funcionalidade, tanto durante a condução como quando está estacionado e a bateria de alta voltagem está desligada. Funcionalidades relacionadas com o conforto e a segurança, como sistemas de alarme e de fecho centralizado ou de travagem anti bloqueio (ABS), são geridas por sistemas inteligentes que também dependem da bateria de 12V.

A Varta desenvolveu, em colaboração com os principais fabricantes de automóveis, uma tecnologia de baterias adequada para veículos híbridos, plug-in e elétricos: a AGM para xEV. Estas baterias integram-se perfeitamente com as baterias de alta voltagem e cumprem os mais elevados padrões de fiabilidade, segurança e resistência.

O Kia Sportage é um dos híbridos plug-in mais populares da atualidade

Saiba mais sobre o papel desta bateria e as suas especificidades no VARTA Partner Portal: https://varta-partner-portal.com/varta-xev-page

PALAVRAS-CHAVE