Ver todas

Back

 VDO apresenta nova versão 4.1a do tacógrafo inteligente DTCO

20 Junho, 2025

A VDO recebeu a homologação oficial para uma versão atualizada do tacógrafo inteligente de segunda geração, o VDO DTCO 4.1. Esta versão cumpre todos os requisitos tecnológicos e funcionais do Regulamento (UE) atualizado n.º 2016/799, proporcionando dados mais fiáveis e uma gestão de frotas mais eficiente no transporte internacional.

A nova versão do tacógrafo inteligente DTCO 4.1a melhora a documentação e o acompanhamento das viagens através da utilização de dados seguros e autenticados pelo OSNMA, do sistema europeu de navegação por satélite Galileo — uma vantagem relevante para o transporte internacional. A posição do veículo e as passagens de fronteira são reconhecidas automaticamente por um módulo GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) alargado e registadas na memória do tacógrafo. Além disso, os dados de posição do veículo são registados no início e no final da jornada de trabalho, a cada 3 horas de condução total, bem como durante operações de carga e descarga.

Conetividade que possibilita uma vasta gama de aplicações

Para além de garantir a segurança dos dados, a conetividade é uma prioridade fundamental no tacógrafo inteligente DTCO 4.1a. Tal como todos os dispositivos da sua categoria, integra uma antena DSRC, permitindo às autoridades realizar controlos remotos em estrada a veículos suspeitos de infração, sem necessidade de os imobilizar.

Graças à conetividade Bluetooth integrada, o DTCO 4.1a pode ser facilmente gerido a partir de um smartphone através da App VDO, que comunica com a plataforma de gestão de frotas VDO Fleet. Esta integração permite realizar transferências legais de dados e registar introduções manuais de forma eficiente.

O dispositivo está também equipado com uma interface ITS (Sistemas de Transporte Inteligente), preparando-se para futuras aplicações tecnológicas. Com base em dados fiáveis, seguros e claramente atribuíveis, o DTCO 4.1a abre portas a soluções que vão além das exigências legais, facilitando significativamente o trabalho dos gestores de frotas de veículos comerciais. Um bom exemplo destas possibilidades é a integração com serviços de portagem, simplificando e automatizando os processos de pagamento em estrada.

Datas importantes segundo o Pacote de Mobilidade da UE

Desde 2022, o Pacote de Mobilidade da UE define medidas para melhorar as condições de trabalho, garantir uma concorrência mais justa e reforçar a segurança rodoviária, prevendo igualmente a introdução progressiva do tacógrafo inteligente de segunda geração nos diferentes tipos de veículos.

Desde agosto de 2023, todos os veículos novos com peso superior a 3,5 toneladas devem estar equipados com o DTCO 4.1. Em 2024, iniciou-se a primeira fase de substituição dos veículos de transporte internacional equipados com tacógrafos analógicos ou digitais de primeira geração. A partir de 19 de agosto de 2025, e também para transporte internacional, todos os veículos com mais de 3,5 toneladas deverão atualizar os seus dispositivos para uma versão de segunda geração (DTCO 4.1), o que significa que até os veículos equipados com um tacógrafo de segunda geração, versão 1 (por exemplo, DTCO 4.0), terão de ser substituídos.

Como sempre, a VDO recomenda que esta atualização seja realizada durante a inspeção periódica do tacógrafo, evitando assim tempos de imobilização e contando com o serviço profissional da rede Smart on the Road, totalmente preparada para trabalhar com esta tecnologia.

PALAVRAS-CHAVE