A Liqui Moly teve um volume de vendas em abril 60% superior ao período homólogo de 2020.
O forte crescimento das vendas da Liqui Moly continuou também no mês de abril. Com 60 milhões de euros, o volume de vendas ficou 60 por cento acima do mês homólogo do ano anterior, que naturalmente também já tinha sido marcado pela quebra da procura provocada pela pandemia. Mas mesmo em comparação com abril de 2019, o aumento é de 26 por cento. “Começámos este ano de 2021 a bom ritmo e queremos manter-nos nesta trajetória”, afirma o diretor, Ernst Prost.
O mês de março foi o mês mais bem-sucedido da história da empresa, com um volume de vendas de 65 milhões de euros. “Não conseguimos chegar a este nível em abril, mas este mês mostra também um enorme desempenho de toda a equipa”, afirma Ernst Prost. Tradicionalmente, o crescimento foi mais forte a nível internacional do que na Alemanha, onde a Liqui Moly já tem uma quota de mercado significativa, pelo que é difícil continuar a crescer.
Na Liqui Moly Iberia, o mês de abril foi também de forte crescimento, mantendo o elevado ritmo do primeiro trimestre deste ano, o melhor de sempre na sucursal ibérica. “Em comparação com o mês de abril de 2020, o crescimento em 2021 rondou os 400%, ainda que a comparação seja afetada pelas limitações globais no ano passado. Ainda assim, se compararmos com o mesmo mês de 2019, o crescimento foi de uns sólidos 37%”, sublinha Matthias Bleicher, CEO da Liqui Moly Iberia.
Ao olhar para os primeiros quatro meses deste ano, a Liqui Moly, a nível global, cresceu sobretudo nas regiões estratégicas onde opera através de filiais próprias: em Itália, na Austrália e na África do Sul, o volume de vendas duplicou em comparação com o período homólogo do ano anterior, sendo que, até nos EUA e no Canadá, o maior mercado depois da Alemanha, o volume de vendas aumentou mais de 40%. Na Liqui Moly Iberia o crescimento acumulado nos primeiros quatro meses do ano é de 82% face ao mesmo período de 2020 e de 59% em comparação com 2019.
Este crescimento é o resultado da estratégia de investimento anti-cíclica dos últimos 12 meses. “Além disso, alguns concorrentes parecem estar ainda em hibernação”, indica Ernst Prost. No entanto, o êxito tem também um inconveniente: “Temos de nos esforçar para conseguir receber matérias-primas suficientes. E, depois, temos de procurar desesperadamente contentores para o transporte marítimo, de forma a conseguirmos fazer chegar os nossos óleos e aditivos até aos nossos clientes”, explica Ernst Prost. “É uma luta diária, mas acabamos sempre por conseguir.”
É claro que a Liqui Moly também se ressente das limitações impostas pela pandemia em muitos países. No entanto, graças à sua estratégia de diversificação a nível internacional, a empresa consegue compensar a quebra da atividade num país com o aumento do negócio noutros países. “De uma forma geral, vemos, no entanto, que a vida empresarial a nível mundial está cada vez mais a retomar”, afirma Ernst Prost. “Esperamos poder regressar à normalidade ao longo do ano.”