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Vendas de BEV recuam na venda de usados online B2C

20 Dezembro, 2023

De acordo com o Observatório Indicata, no passado mês de novembro, as vendas de BEVs usados recuaram para 4,47% do mercado online de veículos usados B2C, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Também de acordo com o mesmo relatório, a quota de mercado das vendas de veículos usados a gasolina manteve-se estável em 43,07%, com os veículos usados a gasóleo também relativamente estáveis em 37,74%.

A quota de mercado das vendas de híbridos atingiu um novo recorde, com 14,71%. As vendas de PHEV/HEV aumentaram para 7,83% e as de MHEV para 6,88%. Igualmente de acordo com o Observatório INDICATA, em Portugal, se excluirmos os veículos comerciais, onde o diesel continua a ser o único grupo motopropulsor viável, o mercado de automóveis de passageiros usados em Novembro viu o diesel representar 51,64% das vendas, uma queda de 13,5% em relação ao ano anterior, com a participação da gasolina a aumentar 9,9% e os outros grupos motopropulsores garantindo o restante.

Em Novembro, a quota de mercado das vendas de veículos usados a gasolina manteve-se estável em 43,07%, com os veículos usados a gasóleo também relativamente estáveis em 37,74%. As vendas de BEVs usados recuaram para 4,47% do mercado online de veículos usados B2C. A quota de mercado das vendas de híbridos atingiu um novo recorde, com 14,71%. As vendas de PHEV/HEV aumentaram para 7,83% e as de MHEV para 6,88%. Em Novembro, as vendas de automóveis usados mantiveram a gasolina no topo, com uma quota de mercado de 45,9%, descendo para 45,37% nos automóveis com menos de quatro anos. A quota de mercado dos veículos usados a gasóleo manteve-se estável em 33,76%, caindo para 23,46% nos veículos com menos de quatro anos.

O gasóleo usado continua a ser o grupo motopropulsor a vender mais rapidamente, com 64 dias de Market Days’ Supply. O MDS da gasolina usada caiu para 68 dias. Os veículos mais vendidos em Novembro, em volume, com menos de quatro anos, mantiveram-se inalterados, com o Golf no topo, o Clio em segundo e o T-Roc em terceiro. No que respeita aos veículos usados com menos de quatro anos a vender mais rapidamente, pelo Market Days’ Supply, o Toyota Prius+ manteve-se no topo, com o Opel Grandland X em segundo lugar e o Opel Corsa em terceiro.

Reformulámos o nosso índice online de preços de venda a retalho de automóveis usados B2C para mostrar a evolução dos preços médios dos automóveis em 2023. O índice continua a basear-se num conjunto consistente de veículos, actualizado para reflectir a gama de automóveis usados actualmente disponíveis, indexados em relação a Janeiro de 2023. “Todos os mercados registaram uma descida dos preços médios de usados no início de Dezembro.” afirma o Director Global do INDICATA, Andy Shields.

Os preços médios para a Turquia caíram 4,0 pontos percentuais, em termos mensais, o que significa que são agora 55,5pp mais elevados do que no início de 2023. Os preços médios para os mercados europeus de volante à esquerda registaram um recuo de 1,0pp em termos mensais, sendo agora 5,2pp mais baixos do que no início de 2023. Os preços do Reino Unido caíram 3,7pp em termos mensais, deixando os preços médios 10,2pp mais baixos do que em Janeiro de 2023.

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