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Vendas de BEV usados online aumentam em junho

26 Julho, 2024

Segundo dados do Observatório Indicata, as vendas de BEVs usados, em Portugal, aumentaram no mês de junho, no mercado de usados B2C online, com um aumento de 5,3% em relação ao mês anterior.

Também no mês de junho, a quota de veículos a gasolina caiu para 42,63% e de veículos a gasóleo para 35,13%. Os híbridos aumentaram para 16,94%, com PHEV/HEV em 9,09% e MHEV em 7,85%. Igualmente de acordo com o Observatório Indicata, no mercado de veículos de passageiros, excluindo comerciais, a quota do gasóleo é de 47,28%, a da gasolina é de 34,13%, e as motorizações alternativas representam 18,59%.

À medida que avançamos para o Verão, todos os grupos motopropulsores registaram uma melhoria no Market Days Supply, com o diesel, o mais rápido a vender, a melhorar para 58 dias e os BEVs, com o pior desempenho, a passarem para 92 dias. Os veículos usados a gasolina e híbridos registaram todos melhorias semelhantes no MDS, com a gasolina a 62 dias, o PHEV/HEV a 70 dias e o MHEV a 75 dias. “A fraca procura contínua de BEVs usados fez com que a sua quota de stock aumentasse para 7,53%, muito acima da sua quota de vendas, fazendo descer os preços para 69,7 pontos no nosso índice.” afirma o Director Global do INDICATA, Andy Shield.

Entre os veículos mais vendidos em Junho, em volume, com menos de quatro anos, o Golf e o T-ROC mantiveram os dois primeiros lugares, mas o Peugeot 208 ultrapassou o Renault Clio passando para o terceiro lugar. O Opel Grandland X continuou a ser o automóvel usado, com menos de quatro anos, mais vendido seguido do MG HS em segundo lugar e do Opel Corsa em terceiro.

O nosso índice de preços baseia-se num conjunto consistente de veículos reindexados em relação a Janeiro de 2023, o que conduziria a uma curva descendente dos preços médios ao longo do ano, típica do ciclo de vida do produto. Apesar da elevada inflação geral da Turquia, os preços médios registaram um segundo mês consecutivo de queda, uma vez que desceram 0,61 pp em termos mensais, deixando-os 60,6 pp mais elevados do que no início de 2023. Os preços mensais caíram em todos os mercados europeus de condução com volante à esquerda, com uma redução média de 0,49 pp em termos mensais, deixando-os 10,0 pp mais baixos do que no início de 2023. Os preços no Reino Unido diminuíram 0,03 pp em termos mensais, deixando os preços médios 16,5 pp mais baixos do que no início de 2023.

Vendas online B2C de BEVs usados

As notícias sobre as vendas de BEVs usados têm sido negativas há algum tempo, mas pode haver um pequeno vislumbre de esperança para os retalhistas de veículos eléctricos usados. Em Junho, os BEVs representaram 5,30% das vendas de todos os veículos e 5,51% do mercado de veículos de passageiros, as quotas de mercado mais elevadas para os BEVs usados de que há registo. Depois de terem caído para 4,01% do mercado total de veículos em Janeiro, os BEVs têm vindo a aumentar todos os meses de 2024, e esta tendência parece destinada a continuar à medida que os preços continuam a descer.

No entanto, os BEVs continuam a ter a quota de mercado mais baixa dos cinco principais grupos motopropulsores. A quota da gasolina diminuiu para 42,63% em Junho, a do gasóleo desceu para 35,13%, a do PHEV/HEV melhorou para 9,09% e a do MHEV aumentou para 7,85%.
A quota total do gasóleo continua a ser favorecida pelo seu domínio no mercado dos veículos comerciais, onde representa 93,88% das vendas de veículos comerciais em Junho. Excluindo os veículos comerciais, a quota do gasóleo desce para 30,92% e a da gasolina sobe para 45,48%.
Houve mais provas de vendas tácticas apoiadas pelos fabricantes, uma vez que a venda de automóveis usados muito jovens, com menos de um ano, aumentou 2,32% em termos mensais, um aumento de 7,76% em relação a Junho de 2023.

Analisando o mercado online B2C para veículos de passageiros até quatro anos de idade, verifica-se que os BEVs aumentaram a sua quota de mercado em 36,7% desde o início do ano, ocupando 8,83% do mercado de Junho nesta faixa etária. Os PHEV/HEV também registaram um aumento da sua quota de vendas, com 14,37% do mercado de Junho, o que os coloca ligeiramente à frente dos MHEV, com 13,86%. Ambos os híbridos estão a aproximar-se do gasóleo, que caiu para uma quota de 19,61%.

No mercado dos automóveis com menos de dois anos, o gasóleo ocupa o terceiro lugar, com uma quota de 13,78% das vendas, apenas um pouco à frente dos BEVs, com 10,77%. Os PHEV continuam a liderar o segmento dos híbridos, com 17,41% das vendas, contra 15,15% dos PHEV/HEV, mas a gasolina continua a perder quota de mercado, que desceu para 42,89%.

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