Em Portugal, de acordo com o Observatório Indicata, as vendas de automóveis usados em março de 2022 foram 22,4% inferiores em comparação com o mesmo mês, o ano passado.
Em Março de 2022 as vendas de automóveis usados online B2C para a região aumentaram 13,3% em termos mensais e 10,7% se excluirmos a Turquia. As vendas em Março caíram 11,0% em termos homólogos para a região, mas apenas 3,8% menos do que em Março de 2019. As vendas acumuladas em Março de 2022 são 5,9% inferiores às do primeiro trimestre de 2021 e 2,8% inferiores ao mesmo período em 2020.
Em Março as vendas de BEVs usados aumentaram 146% em termos homólogos com as vendas de Híbridos usados a aumentar 33% durante o mesmo período. Ambas as vendas de usados a Gasóleo e Gasolina caíram em comparação com Março de 2021, com quedas de 22% e 13% respectivamente. Os níveis de stocks no início de Abril são 2,0% mais elevados em termos mensais, mas 16,9% mais baixos em termos homólogos.
Todos os grupos motopropulsores viram aumentar a sua rotação de stock em Março em comparação com um ano antes, uma vez que a procura continua a exceder a oferta. Mas os BEVs usados venderam mais rapidamente do que todas as outras motorizações em 11 dos 13 mercados e têm agora uma rotação de stock na região de 11,1x, um aumento de 201% em relação ao ano anterior. Os Híbridos usados tiveram o segundo maior aumento da rotação de stock, 34% em termos homólogos, colocando-os a 6,6x. Devido à escassez de stocks, a rotação dos usados a Gasóleo aumentou 6% para 7,2x, enquanto a dos usados a Gasolina aumentou 9% para 7,1x.
Os três veículos com menos de 4 anos de idade mais vendidos por volume em Março mantiveram-se os mesmos pelo oitavo mês consecutivo. O VW Golf ocupa o primeiro lugar em volume de vendas em Março, embora o segundo colocado Renault Clio esteja a vender a um ritmo 20% mais rápido, com um MDS de apenas 49,6 dias.
Os automóveis usados com menos de 4 anos de idade vendidos mais rapidamente em Março pelo Market Days’ Supply deram uma clara vitória para os BEVs com o Renault Zoe a ser o mais rápido, com um MDS de apenas 22,4 dias, seguido pelo Skoda Enyaq iV (29,7 dias) e o Tesla Model 3 em terceiro lugar (30,1 dias).
O nosso índice de preços baseia-se num conjunto consistente de veículos indexados a Janeiro de 2021, mas foi reposto no início do novo ano, o que produziu um aumento típico de cerca de 2%-4%, seguido normalmente por uma curva descendente dos preços médios devido ao impacto do ciclo de vida do produto. “Embora o Reino Unido ainda esteja a ver os preços a baixar, a escassez de automóveis usados e a forte procura de vendas continua a fazer subir os preços dos automóveis usados em todo o lado.”, afirma o Director Global do INDICATA, Andy Shields.