De acordo com dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, no passado mês de janeiro de 2022 foram matriculados 12.141 veículos automóveis, ou seja, menos 3,0 por cento do que no mesmo mês do ano anterior.
Segundo a ACAP, tendo em conta o seu comunicado oficial, este comportamento menos favorável do mercado, designadamente, nos veículos ligeiros que caíram 3,3 por cento, reflete essencialmente problemas nas entregas devido à crise dos semi-condutores.
Por categorias e tipos de veículos observou-se a seguinte evolução do número de unidades matriculadas no nosso país:
Automóveis Ligeiros de Passageiros
No primeiro mês de 2022 foram matriculados em Portugal 9.829 automóveis ligeiros de passageiros o que representa uma queda de 2,0 por cento face ao mesmo mês de 2021.
No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas os dados são apresentados no quadro seguinte:
Em Janeiro de 2022 registou-se um aumento de 17,8 por cento dos veículos ligeiros de passageiros novos movidos a energias alternativas, nomeadamente, veículos electrificados e híbridos GPL.
Em particular verifica-se um aumento de 131,7 por cento nos veículos eléctricos (BEV – battery electric vehicles) em comparação com o mesmo mês de 2021.
Veículos Ligeiros de Mercadorias
O mercado de ligeiros de mercadorias registou um decréscimo de 9,7 por cento no mês de Janeiro de 2022 em comparação com o mês homólogo, situando-se em 1.894 unidades matriculadas.
Veículos Pesados
Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em Janeiro de 2022, verificou-se um aumento de 8,6 por cento em relação ao mês homólogo de 2021, tendo sido comercializados 418 veículos desta categoria.