Atenta às necessidades do mercado, evoluções legais, tecnológicas, e ciente da procura destes componentes tecnologicamente mais exigentes, a Veneporte iniciou a comercialização em aftermarket das suas primeiras referências de conversores catalíticos com tecnologia Euro 5.
Uma das principais características da norma Euro V, face à Euro IV, é a diminuição dos limites máximos admissíveis do NOx (0,180 g/km vs 0,25 g/km) e PM (0,005 g/km vs 0,025 g/km) no caso de motores a Diesel, e a diminuição de NOx (0,060 g/km vs 0,08 g/km) nos veículos com motores a gasolina.
Em declarações, Telmo Martins, engenheiro responsável pelo departamento de I&D da Veneporte, afirma que “este foi um projeto importante e motivador, desde a definição da tecnologia de loading, ao estudo de aplicações, passando pela interação dos componentes com a eletrónica de comando do veículo, até aos ensaios de validação, homologação e respetiva aprovação”.
Durante os próximos meses, é objetivo da Veneporte trabalhar no alargamento da gama Euro 5 a outras referências.
Com os catalisadores Euro 5, a Veneporte vem assim confirmar o seu posicionamento como um dos líderes no sector dos sistemas de exaustão e controlo de emissões.