A Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH (VHH) e a MAN Truck & Bus estão a estudar em conjunto a segunda vida de sistemas de armazenamento de baterias usadas para que possam ser utilizadas em autocarros eléctricos.
A VHH e a MAN Truck & Bus querem testar em conjunto a segunda vida das baterias num armazém estacionário, tal como assente no Memorando de Entendimento assinado a 16 de Março de 2018 em Munique. Este armazém de segunda vida é criado para evitar picos de consumo energético durante o carregamento do autocarro, enchendo a carga durante períodos mais calmos, que os autocarros podem utilizar depois em períodos mais movimentados. Isto reduz os custos e estabiliza a utilização do sistema eléctrico, a principal intenção dos intervenientes. Espera-se também descobrir mais sobre o comportamento de envelhecimento das baterias, os ciclos de vida de futuras baterias, e tecnologias das baterias me geral, bem como criar oportunidades de estabilizar o sistema eléctrico com a utilização de transportes eléctricos. O protótipo do armazém estacionário vai entrar em funcionamento este ano, em Hamburgo-Bergedorf. Isto implica trabalhar com baterias usadas obtidas dos veículos de teste, como células do tipo das que serão utilizadas nos eBuses da MAN.
O projecto de Investigação faz parte da parceria de transporte entre a cidade de Hamburgo e o Grupo Volkswagen, que também inclui a MAN. Juntos, os parceiros estão a trabalhar em soluções inovadoras para tornar os transportes urbanos mais ecológicos, seguros, fiáveis e eficientes. Uma das áreas centrais prende-se com promover os veículos eléctricos, o que conduzirá à redução de emissões poluentes e do ruído em Hamburgo. Como parte da parceria com a cidade, cerca de 150 veículos eléctricos Volkswagen já estão nas ruas de Hamburgo. Até ao final de 2018, os autocarros eléctricos MAN vão também transportar os residentes e visitantes da cidade de Hamburgo.
“Estamos prestes a fazer avanços cruciais no desenvolvimento de baterias de veículos. E pretendemos desempenhar um papel importante enquanto fabricante de veículos”, referiu Felix Kybart, Responsável por métodos de propulsão alternativos na MAN Truck & Bus. E isto não termina com a entrega dos veículos – inclui também a utilização secundária das baterias e a sua reciclagem.
Mais informações em www.mantruckandbus.com