Após ter introduzido a gama Meat & Dória de cores de turbos, geometrias variáveis e jogos de juntas, a Vieira & Freitas completa a sua gama de assistência a turbocompressores com os tubos de óleo de lubrificação dos turbo.
O óleo é um elemento muito importante na conservação do turbo e pode originar problemas, por isso deve-se verificar se há falta de lubrificação ou se o óleo está em bom estado. É fundamental o bom estado do sistema de filtragem e respectivas tubagens de lubrificação do turbo. A maioria das avarias no turbo é proveniente de deficiência na lubrificação.
Muitos dos turbos novos vendidos dão problemas a curto prazo quando não há o cuidado de verificar e reparar o sistema de lubrificação, e isso, é facilmente detectável e origina também a perda de garantia da nova peça.
Perda de potência, demasiado fumo negro ou branco, ruídos estranhos e consumo excessivo de combustível são os principais sintomas que indicam eventuais falhas no sistema do turbo mas todo o conjunto bem como o motor devem ser analisados antes de reparar um turbo.
O turbo é composto por uma turbina e um compressor de ar, dispostos em cada extremidade de um eixo. Contudo, segundo o departamento técnico da Honeywell, fabricante dos turbos Garrett, um turbo não tem grande desgaste e não parte sozinho, se as manutenções no motor, forem realizadas rigorosamente de acordo com o manual do fabricante. Uma avaria pode ser provocada por sujidade nos filtros, bomba injectora desafinada, óleo lubrificante velho ou fraco, entrada de pedaços do coletor de escape ou até restos de componentes ou também esforço excessivo (motores modificados).