A Volvo Cars continua a dinamizar o programa Volvo Cars Exchange System, que tem mais de 70 anos e promove a reutilização de peças, protegendo o ambiente e maximizando o valor das peças reconhecidas pela sua qualidade.
Com este sistema, peças desgastadas passam por uma restauração cuidadosa e voltam às especificações de fábrica, permitindo poupanças de até 85% em matérias-primas e 80% em energia comparativamente à produção de novas. Em 2023, a Volvo evitou o uso de mais de 553 toneladas de matérias-primas e reduziu 4.508 toneladas de emissões de CO2.
Criado em 1945, no pós-guerra, o programa prolonga a vida das peças e reduz o impacto ambiental. As peças restauradas mantêm o rigor de qualidade das originais e são atualizadas para modelos de até 15 anos. A Volvo projeta ainda as peças pensando na futura desmontagem, assegurando uma reutilização eficaz e contribuindo para uma indústria mais sustentável.
O compromisso da Volvo Cars mostra que a sustentabilidade é parte integrante da sua visão, garantindo que cada peça possa ter uma vida prolongada.