A Volvo Trucks, que iniciou recentemente as vendas de camiões elétricos para transporte urbano, acredita que a eletrificação pode ser uma alternativa também para camiões de maiores dimensões.
Para explorar e demonstrar as possibilidades, a Volvo Trucks desenvolveu camiões conceito elétricos para operações de construção e distribuição regional.
“Vemos um grande potencial para camiões elétricos pesados para transporte e construção regional a longo prazo. Com estes conceitos de camião, o nosso objetivo é explorar e demonstrar diferentes soluções para o futuro, enquanto avaliamos o nível de interesse no mercado e na sociedade. A infraestrutura de carregamento precisa ser rapidamente expandida, enquanto incentivos financeiros mais fortes devem ser criados para os transportadores que atuam como pioneiros, escolhendo novos veículos com menor pegada ambiental e climática”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Camiões elétricos pesados podem ajudar a melhorar o ambiente de trabalho para motoristas e trabalhadores da construção civil, graças ao baixo nível de ruído e às zero emissões de escape durante a operação. Devido à falta de ruído, esses camiões também permitem realizar operações de transporte por mais horas por dia.
É possível uma redução do impacto climático geral do setor de transporte, usando veículos elétricos pesados na distribuição regional. A maioria da distribuição de mercadorias por camião na UE é regional.
O plano da Volvo Trucks para camiões elétricos pesados para construção e distribuição regional deve começar com clientes selecionados na Europa a testar um pequeno número de futuros veículos elétricos. Uma comercialização mais extensa se seguirá posteriormente.
“A velocidade da eletrificação dependerá de vários fatores. Por um lado, é necessária uma extensa expansão da infraestrutura de carregamento e, por outro, é necessário garantir que as redes de energia regionais possam fornecer capacidade de transferência suficiente a longo prazo. .Incentivos financeiros são necessários para induzir mais transportadores a investir em veículos elétricos. Os compradores de transporte também podem contribuir oferecendo contratos mais longos e mais dispostos a pagar por transportes sustentáveis. Muitos operadores de transporte têm margens muito pequenas, portanto, cada novo investimento deve ser lucrativo”, explica Lars Mårtensson, diretor de meio ambiente e inovação da Volvo Trucks.
“Os motores de camiões de hoje são conversores de energia eficientes que podem funcionar com diesel ou vários combustíveis renováveis, como biogás liquefeito ou HVO, e a tecnologia ainda tem potencial para desenvolvimento”, afirma Mårtensson.