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eTruck: o primeiro camião de entregas 100% elétrico da Mercedes

20 Agosto, 2016

O Mercedes-Benz Urban eTruck permite o transporte totalmente elétrico com um peso bruto total de 26 toneladas e oferece uma autonomia até 200 quilómetros. A tecnologia será comercializada no início da próxima década.

A Daimler Trucks apresentou, em Estugarda, no passado dia 27 de julho, o Mercedes-Benz Urban eTruck, o primeiro camião totalmente elétrico com um peso bruto total de 26 toneladas. No futuro, os camiões elétricos serão utilizados nas operações de distribuição urbana, com zero emissões e muito silenciosos. A Daimler Trucks prevê ser possível lançar esta tecnologia no início da próxima década. O desenvolvimento de camiões elétricos e a maturidade para a produção em série são peças chave na estratégia da Daimler Trucks para fundamentar a sua liderança tecnológica. E, para este efeito, uma parte considerável dos investimentos futuros em pesquisa e desenvolvimento da divisão de camiões concentram-se na condução totalmente elétrica.

“Até hoje, os sistemas elétricos de propulsão tiveram um uso extremamente limitado nos camiões. Os custos, a performance e os tempos de carga evoluíram tão rapidamente que verifica-se uma inversão da tendência no setor da distribuição: é o momento oportuno para o camião elétrico”, refere Wolfgang Bernhard, responsável pela Daimler Trucks & Buses e membro do Conselho de Administração da Daimler.

CRESCENTE URBANIZAÇÃO

A melhoria da qualidade do ar, menor nível de ruídos e áreas com restrições de tráfego são questões decisivas no ambiente das grandes cidades, para onde se deslocam cada vez mais pessoas, em todo o mundo. O ano de 2008 foi o primeiro em que se registou um maior número de pessoas a viver nas cidades comparativamente com as zonas rurais. E esta tendência continua: As Nações Unidas prevêem uma população global de nove biliões de pessoas em 2050, com aproximadamente 70% destas a viver em cidades. No futuro, será necessário o transporte de bens de consumo, em ambientes urbanos, para um número crescente de pessoas e com os mais baixos níveis de emissões e ruído. Assim, camiões totalmente elétricos deverão assegurar o fornecimento de alimentos e outros bens necessários diariamente.

CUSTOS MAIS BAIXOS

Até agora, o uso de sistemas totalmente elétricos em camiões parecia inimaginável – especialmente devido ao elevado custo das baterias e à sua curta autonomia. A tecnologia está agora muito mais desenvolvida.

Stefan Buchner, responsável pela Mercedes-Benz Trucks, refere: “Com o Mercedes-Benz Urban eTruck, estamos a reforçar a nossa intenção de desenvolver sitematicamente a propulsão elétrica em camiões. Isto significa que vamos começar a envolver os clientes e assim ganharmos uma valiosa experiência conjunta relativamente a autonomia e infraestruturas de carga necessárias para as operações de transporte do dia a dia. Pensamos que esta tecnologia possa vir a estar disponível comercialmente no início da próxima década.”

Tecnicamente, o Mercedes-Benz Urban eTruck tem como base um camião de distribuição de três eixos da Mercedes-Benz. Os engenheiros da Daimler Trucks reviram totalmente o conceito de propulsão: a cadeia cinemática convencional foi substituída por um novo eixo traseiro equipado com motores elétricos colocados junto aos cubos das rodas – uma solução que deriva do eixo traseiro desenvolvido para o autocarro hÍbrido Mercedes-Benz Citaro. A potência é fornecida por um pack de baterias constituído por três módulos de iões de lítio. Como resultado, uma autonomia de aproximadamente 200 quilómetros, suficiente para uma operação diária de distribuição. Graças ao conceito integrado com motores adjacentes aos cubos das rodas, as baterias estão no interior do chassis num local à prova de choque.

Sendo a Comissão Europeia a favor do aumento do peso bruto total em uma tonelada em camiões com motorizações alternativas, esta diferença permite compensar o aumento de peso por parte da cadeia cinemática elétrica. O peso bruto total do Mercedes-Benz Urban eTruck aumenta de 25 toneladas para 26 toneladas, o que representa um aumento de peso de 700 quilogramas comparando com um camião com motor de combustão interna.

Mais informações neste link.

 

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