Ver todas

Back

Wabco: Inovadora e diversificada

23 Abril, 2018
2455 Visualizações

Presente em 40 países, a Wabco é um dos principais fornecedores mundiais de produtos, tecnologias e serviços que melhoram a segurança, eficiência e conectividade das frotas.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

A  história da Wabco começou há quase 150 anos, quando George Westinghouse criou o sistema pneumático de trava gem e fundou a Westinghouse – Air Brake Company (Wabco). A empresa baseia a sua estratégia numa gama diferenciada e variada, desde equipamentos originais a produtos remanufaturados, uma gama low cost, um serviço de qualidade, rapidez de entrega, e o lançamento frequente de novos produtos. “Conseguir o produto certo, no momento certo, é o que permite que os clientes da frota sejam eficientes. Esforçamo-nos para conseguir isso todos os dias”, afirma Philippe Colpron, Vice-Presidente da Wabco Aftermarket.

PRODUTOS

WABCOA Wabco aumenta constantemente o seu portfolio, através da inovação, de fusões e aquisições, como, recentemente, a da Sheppard e da MICO. A marca oferece um amplo portfólio de mais de 10.000 soluções, onde se incluem, por exemplo, sistemas avançados de assistência ao condutor, sistemas de transmissão automática, peças recondicionadas, a gama budget ProVia, o Fleet Management System ou a academia de formação Wabco. “Trabalhamos para garantir que não estamos apenas a oferecer o melhor, mas também a mais ampla oferta de produtos e serviços para o aftermarket”, afirma Philippe Colpron.

E adianta: “Todos os nossos produtos e serviços têm acesso aos melhores centros de engenharia e instalações de testes do mundo”. Recentemente, a Wabco expandiu a sua gama em soluções de Retrofit, incluindo a introdução do portfólio OptiLock, de sistemas de segurança de alto desempenho para reboques.

A Wabco aposta na na velocidade de entrega, através do seu Centro de Distribuição em Madrid: 10 dias úteis para pedidos padrão e 24 a 48 horas para pedidos urgentes. “Estamos constantemente a avaliar os nossos tempos de distribuição e a trabalhar para aumentar a velocidade de entrega, sem comprometer a qualidade do serviço”, sublinha Philippe Colpron.

PORTUGAL

Em Portugal a Wabco tem atualmente 6 revendedores: Civiparts, Nasacar, Recambios Barreiros, Europart, Motorbus e HBC II,  num total de 20 lojas e que efetuam visitas diárias às oficinas e aos operadores de frotas. Além disso, a Wabco também atende a uma crescente rede de oficinas de veículos comerciais independentes – 15 das quais pertencem à Wabco Service Partner Network.

Philippe Colpron considera que há espaço para crescer no mercado português: “Acreditamos que ainda há muitas ineficiências no setor pesado de transporte comercial, e queremos continuar a oferecer soluções que proporcionem valor aos operadores de frotas e, portanto, oportunidades de crescimento”. O sucesso e a força da Wabco em Portugal deve-se, segundo o Vice-Presidente da Wabco, a uma forte rede de distribuidores e de oficinas, e uma sólida presença nas frotas. “Os nossos excelentes níveis de serviço, a proximidade ao mercado, a disponibilidade de produtos, o apoio técnico e os representantes dedicados, mostram que queremos obter os melhores resultados”.

FUTURO

WABCOA Wabco está a entrar no setor da condução autónoma. “Atualmente, o nosso portfólio de soluções para conquistar autonomia no veículo é extensivo e recentemente entrou também na área da direção, através da aquisição da Sheppard, e de um acordo de cooperação com a Nexteer”, refere Philippe Colpron.

A marca tem uma estratégia para impulsionar novas soluções digitais, como o OptiLink, uma aplicação para Android  que oferece aos condutores e gestores de frotas o acesso a 18 funções de controlo e monitorização dos veículos. “É o primeiro passo no caminho para soluções mais integradas e digitais”.

Relativamente à incerteza relacionada com a evolução da tecnologia do veículo e o consequente acesso aos dados pelos operadores do aftermarket, Philippe Colpron adianta: ”Queremos alavancar toda a evolução potencial da tecnologia, como a telemática e o diagnóstico remoto para permitir que os nossos parceiros permaneçam competitivos”. Neste sentido, a Wabco adquiriu, em 2014, a Transics – fornecedora líder de soluções de gestão de frotas na Europa. “Atualmente, um dos principais sistemas de Fleet Management Solution (FMS) líderes na Europa está a ser fornecido através da nossa rede de oficinas, ampliando as suas capacidades e permitindo oferecer valor acrescentado aos clientes”.

A marca oferece ainda a Solução Avançada de Diagnóstico Remoto, que controla o desempenho dos veículos comerciais na estrada, uma solução que utiliza as sinergias entre a Wabco, a Wabcowurth Workshop Services e o sistema FMS. Tem havido ainda a aposta, por parte da Wabco, numa posição de liderança no aumento do suporte digital aos seus clientes, através de uma plataforma de comércio eletrónico e um serviço de assistência digital, que será lançado em Portugal no final deste ano e onde será integrado o atual catálogo eletrónico – o Inform, explica Philippe
Colpron.

Como surgiu a necessidade de lançar a ProVia?

“Era necessário um intermédio entre as peças de alta qualidade e alto desempenho a preços elevados, e as peças baratas, de origem duvidosa. A ProVia foi lançada em 2016 como resposta a esta necessidade – uma gama de peças para os que não podem ou não querem pagar por peças originais, mas não querem comprometer a qualidade e a segurança. O facto de as encomendas estarem a crescer é uma confirmação de que a lacuna que identificámos no mercado está efetivamente colmatada e os comentários dos frotistas tem sido extremamente positivos. Somos o fornecedor de peças alternativas que muitos procuravam” – Philippe Colpron”.

Soluções Wabco

WABCO>> Wabco Reman Solutions – um serviço que recondiciona componentes eletrónicos, hidráulicos, mecatrónicos e produtos mecânicos convencionais, com garantia.

>> ProVia – marca budget lançada em 2016, projetada para proporcionar um desempenho fiável, a baixo custo, sem comprometer a qualidade ou a segurança. Oferece mais de 130 produtos e cerca de 1000 referências cruzadas OE.

>> Academia Wabco – soluções de formação profissional avançada para mecânica de veículos, distribuidores de peças, condutores de veículos comerciais e gestores de frotas, entre outros. Está em 45 países através de 18 centros de formação e módulos de formação online.

>> Fleet Management Solution – a Wabco desenvolve e comercializa o software, hardware e serviços da FMS para operadores de frotas, com eficiência e processos económicos. Para uma condução mais produtiva, segura e ecológica.

PALAVRAS-CHAVE