A Webasto e a Nova IMS anunciaram recentemente a celebração de uma parceria na área da tecnologia para o setor automóvel.
Assim, a Associação para o Desenvolvimento da NOVA Information Management School (AD NOVA IMS), da Universidade NOVA de Lisboa, e o Centro de Excelência (CoE) de Serviços da WEBASTO Portugal, Sistemas para Automóveis, Lda., têm como objetivo a partilha de conhecimento nas áreas de tecnologias de informação e data management aplicadas à indústria automóvel.
O novo protocolo entre a NOVA IMS e a WEBASTO visa fomentar a criação de valor, aumentar a vantagem competitiva e permitir a aquisição de competências em tecnologias de informação e data management para o seu capital humano, através da criação de diversos mecanismos para estudantes e profissionais em áreas analíticas aplicadas ao setor automóvel.
Dado o tipo de serviços prestados pela WEBASTO em Portugal, a NOVA IMS apoiará na qualificação dos seus recursos com soluções para sistemas de informação, data management e business intelligence, assim como soft skills em contexto multinacional. A escassez de recursos humanos qualificados em soluções de gestão empresarial de última geração, como por exemplo as soluções SAP, são algumas das componentes que serão alicerçadas através desta parceria.
Dos vários mecanismos de cooperação entre as duas entidades, destacam-se o desenvolvimento de atividades na área de Sistemas e Tecnologias de Informação, a divulgação de oportunidades de emprego a alunos e ex-alunos da NOVA IMS, a participação conjunta em diversas iniciativas e a nomeação de oito colaboradores da WEBASTO para frequentar uma unidade curricular de Mestrado em Gestão de Informação da NOVA IMS sem quaisquer custos. A WEBASTO premiará ainda o(s) melhor(es) estudante(s) da unidade curricular de “Projetos de Sistemas de Informação / Project of Information Systems” num valor total de 2 mil euros.
Os alunos da NOVA IMS poderão ainda, em contexto de open innovation, participar em projetos de inovação digital no hub digital da faculdade, elaborando soluções ou novos modelos de negócio suportados por tecnologias como big data analytics, blockchain, machine learning e Inteligência Artificial. Num setor em rápida transformação, os alunos poderão ainda trabalhar sobre a transformação do negócio de um fornecedor de eletrónica para o setor automóvel no projeto da pós-graduação Digital Enterprise Management.