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X Peças: Um outro tipo de retalho

19 Janeiro, 2023

Na área do retalho de peças existem diferentes formas de encarar o mercado. A X Peças é um caso muito particular, sobretudo porque as suas vendas não dependem tanto das oficinas, nem do profissional.

Bem no interior de Nelas, no distrito de Viseu, a X Peças é uma recente casa de peças que tem apenas uma pessoa!!! Sim, o gerente, Francisco Sampaio, é um jovem empresário que no decorrer de uma experiência anterior, num outro retalhista local que, entretanto, saiu do negócio, decidiu investir numa loja de peças, sendo ele mesmo o único funcionário da empresa. A X Peças nasceu no início de 2020, dois meses antes da famosa pandemia, mesmo que a abertura da empresa tenha sido só em junho, tendo Francisco Sampaio assumido parte dos ativos desse retalhista onde trabalhou. “No anterior retalhista só não era o gerente, de resto já fazia tudo como faço agora, a gestão, o atendimento, o contato com fornecedores, etc.”, recorda o gerente da X Peças, explicando que apesar de ter ficado com todo o negócio era importante mudar para umas outras instalações, que fossem mais centrais e numa zona de maior afluência de público,  pois isso iria de encontro ao modelo de negócio que tinha em mente.

Apesar de vender também para oficinas, Francisco Sampaio tinha em mente, até pela anterior experiência, trabalhar com o consumidor final / condutor, mas também através do online. “Na verdade, uma percentagem muito elevada das vendas são feitas com o consumidor final que vem ao balcão, embora também trabalhe com as oficinas. No decorrer da pandemia, com as oficinas paradas, foi as vendas ao consumidor final que nos permitiram continuar o trabalho”, esclarece o gerente da X Peças, que argumenta que “cada um tem as suas ideias, no meu caso não pretendo  entrar nesta guerra que é vender às oficinas. Cada retalhista tem o seu modelo de prestação de serviço, no caso da X Peças a opção foi não entrar nessa guerra. Uma pequena casa de peças, como esta, não pode andar a trocar peças por dinheiro”.

A gestão ao nível da política de produto é também um pouco diferente quando se tem o consumidor final como cliente principal, segundo Francisco Sampaio, que argumenta
que “para além das peças que tenho em stock, tenho que ter uma maior variedade de marcas de lubrificantes, uma diversificada gama de acessórios autos, chaves e codificação de chaves, ferramenta simples, entre outros componentes muito orientados para este tipo de consumidor final”.

De qualquer forma, o responsável da X Peças diz que tem uma excelente relação com as oficinas locais, que se deslocam com muita regularidade ao balcão para suprir algumas necessidades urgentes e não urgentes. “As oficinas sabem com o que podem contar e eu sei até onde posso ir, pois trabalho também com os principais grossistas que me colocam aqui o material de manhã para a tarde se for necessário”, diz Francisco Sampaio assumindo que “na minha visão, o particular compra cada vez mais peças para fazer a manutenção do seu carro. Uns por curiosidade e por gosto, mas muitos outros por necessidade, evitando alguns custos adicionais”. Refira-se que a proximidade aos seus clientes, muitos deles fidelizados, permite também ao responsável da X Peças atender muito às suas necessidades pelo conhecimento que se gera entre a empresa e os próprios clientes. Utilizando unicamente os meios digitais para contatar e adquirir peças aos seus fornecedores (na maioria da vezes Bragalis e Filourém, embora compre a outros), a X Peças tem em stock tudo o que serve os serviços rápidos, muito orientado para o parque circulante local. “Algumas vezes falo com os vendedores de automóveis aqui da zona, que também são clientes, para saber o que se está a vender. Tudo isso é importante para definir o nosso stock”. Apostando numa diversidade de marcas reconhecidas no mercado, a X Peças é distribuidor oficial da Tudor e revende as principais marcas de lubrificantes e peças que existem no setor. Diz Francisco Sampaio que “o nosso cliente procura muito a marca. Por outro lado, gosto de trabalhar mais com as melhores marcas, pois consegue-se resolver algum problema com mais facilidade e rapidez”.

Tendo todo o stock informatizado na empresa (tudo com códigos de barras), e efetuando já uma série de vendas via online, através do Facebook, Francisco Sampaio olha com bons olhos para o desenvolvimento de um website: “O online é uma janela que está aberta para todos, que para a maioria dos que compram não tem relevância a localização, mas sim a disponibilidade da peça e o preço”. Lutando com uma enorme falta de mão-de-obra, Francisco Sampaio diz que esse é um problema que se estende às oficinas locais. Sobre o mercado e a sua evolução, o responsável da X Peças, diz que os elétricos não são para já um problema, tantos mais que “muitas das vendas são feitas para carros com alguma idade, alguns deles com mais de 20 ou 30 anos”.

X PEÇAS
Francisco Sampaio
232 942 324
xpecasgeral@gmail.com

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 85 de outubro de 2022. Consulte aqui a edição.

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