Nova oferta de discos de travão TRW para o mercado de pós-venda garante condução mais segura em todas as classes e pesos de veículos e uma gestão térmica inteligente para maior estabilidade.
A ZF Aftermarket utilizou a Automechanika Frankfurt deste ano, como plataforma para anunciar a sua oferta alargada de discos de travão sob a marca TRW. O negócio oferece agora uma gama de discos de travão compostos (ou de duas peças) de alto desempenho para melhorar a segurança e o desempenho e ampliar os níveis de resistência em veículos mais pesados e potentes.
Estas novidades fortalecem a posição da companhia enquanto fornecedor líder de sistemas e peças Corner Module (travagem, direção e suspensão) e destacam o seu compromisso em oferecer uma condução mais segura em todas as classes e pesos de veículos. A gama inicial de discos compostos totaliza 24 referências e abrange vários modelos BMW (Série 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, X5 e X6).
Os discos de travão compostos consistem em cubos de alumínio resistentes à corrosão unidos, ao anel de fricção em ferro fundido cinzento, por pinos de aço especiais. Esta construção permite que o calor gerado ao travar se espalhe livremente, evitando que o disco se distorça devido à tensão térmica. Além disso, a utilização de alumínio torna a peça mais leve. Isto reduz a massa da suspensão, o que diminui o consumo de combustível e torna a condução do veículo mais suave e fácil de manusear.
Richard Adgey, responsável máximo da gestão de produtos da área IAM/Services, explicou: “Enquanto líderes mundiais em travagem automóvel, aspiramos à solução perfeita para todas as classes e pesos de veículos. Como os veículos se tornam sempre mais rápidos e potentes, assim como mais pesados, devido ao número crescente de mecanismos adicionais para acrescentar segurança e conforto, o sistema de travagem é sujeito a exigências maiores e mais severas.”
Com as consequências do sobreaquecimento dos discos de travão a variarem desde a diminuição do desempenho à falha total, é evidente que a gestão térmica inteligente desempenha um papel chave no desenvolvimento dos discos de travão. “Utilizamos variadíssimos métodos para dispersar o calor de um modo deliberado e controlado. Isto é essencial para evitar que o calor seja transferido para outros componentes ou para o óleo de travões”, continuou Adgey.
E concluiu: “Concebemos e desenvolvemos uma vasta gama de tecnologias de EO para a maioria dos fabricantes de veículos que incluem sistemas de travagem, compreendemos como cada componente de um sistema pode afetar os outros, e, consequentemente, valorizamos que, para maior benefício e desempenho, todas as peças tenham de ser desenvolvidas para trabalhar em harmonia.”
Mais informação em www.trwaftermarket.com