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ZF Aftermarket recomenda troca do volante do motor e embraiagem nos pesados

5 Agosto, 2021

A ZF Aftermarket recomenda que, ao ser trocada a embraiagem nos veículos comerciais pesados, que seja também verificado ou substituído o volante do motor.

Na maioria dos motores de veículos comerciais pesados, o volante do motor é um componente de grandes dimensões. Mas, apesar do seu tamanho, pode desgastar-se: por exemplo, no anel da engrenagem do motor de arranque ou na superfície de fricção. Isto porque o volante é afunilado em apenas alguns décimos de milímetro, de modo a garantir um engate suave da embraiagem.

Por isso, a ZF Aftermarket recomendam uma verificação cuidadosa do volante do motor quando a embraiagem é substituída e, para uma condução mais segura, recomenda que esta peça também seja substituída ao mesmo tempo.

Depois de uma mudança de embraiagem num camião, se esta continua a engatar com solavancos e apresenta um comportamento irregular no arranque, pode ser porque o volante do motor está desgastado. Apesar de os volantes de motor serem extremamente duráveis e, por isso, não estão incluídos nos kits habituais de peças de substituição da embraiagem, estes componentes de grandes dimensões também se desgastam ao longo do tempo.

A superfície de fricção, por exemplo, tem uma conicidade pouco visível a olho nu: ou seja, é afunilada em alguns décimos de milímetro para que o disco de fricção não seja aplicado abruptamente, tornando, assim, o processo de arranque o mais suave possível. No entanto, este cone pode desgastar-se devido à sua longa utilização. Caso isso aconteça, quando a embraiagem é engatada, a ligação da fricção é estabelecida sem transição, o que leva ao comportamento irregular no arranque.

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