Ver todas

Back

ZF apresenta ZF [pro]Tech e-Power Expert, o novo conceito de marketing para oficinas

14 Setembro, 2022
752 Visualizações

A ZF anunciou na Automechanika o seu comprometimento com peças para veículos a combustão, híbridos e elétricos, através das suas diferentes marcas Sachs, Wabco e TRW, mas também um novo conceito de marketing para oficinais.

Após quatro anos, a principal feira da indústria automóvel, a Automechanika, vai realizar-se no centro de exposições de Frankfurt. Em tempos de profunda mudança, é particularmente importante uma troca profunda de conhecimentos entre todos os participantes do mercado. Isto pode ser claramente visto no novo conceito de exposição e no programa da ZF Aftermarket, que terá um “marketplace” dinâmico, muitas apresentações ao vivo e um amplo programa de formação no fórum da feira. Outro foco é nos novos produtos para o chassis automóvel. Incluem, pela primeira vez, as molas pneumáticas da Sachs para veículos ligeiros e compressores de suspensão pneumática da Wabco. E a ZF ajuda as oficinas a realizaram reparações sustentáveis com o kit de reparação de pinças de travão da TRW.

“O chassis tem uma influência decisiva na segurança, conforto e eficiência dos automóveis. E a ZF Aftermarket oferece um portfólio completo de produtos”, explica Markus Wittig, responsável pela área de negócios de veículos ligeiros da ZF Aftermarket. “Inclui direção, travões, amortecedores, suspensão e controlo de rodas – independentemente de o veículo ser puramente elétrico ou convencional. Também somos o primeiro fornecedor do mercado de pós-venda com uma gama completa de componentes de eixo para veículos elétricos.”

Os modelos de automóveis modernos são cada vez mais eletrificados e definidos por software e redes digitais. Ao mesmo tempo, a tecnologia clássica dos veículos está em constante evolução e coloca novos desafios às oficinas – por exemplo, quando se trata de reparações no chassis. Cada vez mais modelos de automóveis são equipados com suspensão pneumática. Especialmente em veículos mais pesados, como os automóveis elétricos, este design garante uma condução mais confortável, segura e fácil. No entanto, peças de substituição de alta qualidade, com a qualidade do equipamento original, têm sido, até agora, escassas no mercado independente de pós-venda.

A ZF Aftermarket está, portanto, a apresentar a sua própria série de molas pneumáticas, com a qualidade do equipamento original, na Automechanika 2022. O que significa que, mesmo após uma reparação, o comportamento de condução segura e o conforto de condução originais, desejados pelo fabricante do veículo, são assegurados. As molas pneumáticas Sachs são feitas com material de alta qualidade e resistente à corrosão, têm uma longa vida útil e são altamente resistentes a elementos externos. Além disso, podem ser facilmente removidas e instaladas devido à sua geometria personalizada e precisa.

O novo produto da marca Sachs está inicialmente disponível para veículos com molas e amortecedores dispostos separadamente. Isto inclui muitos modelos da Audi (A6), BMW (Série 5, X5) e Mercedes-Benz (E-Class, CLS, GL, ML, GLE, GLS, V-Class), mas também da Citroën (Picasso, Grand Picasso, por exemplo). Pode obter rapidamente vídeos e instruções de instalação através do smartphone. A embalagem do produto tem um código QR para um website da ZF com as informações de reparação para o respectivo modelo.

Além disso, a ZF Aftermarket está atualmente a desenvolver formações para fornecer às oficinas os conhecimentos necessários para desmontar e instalar molas pneumáticas e para as tornar aptas para solucionar problemas nos sistemas de suspensão pneumática. Esta formação também permite que as oficinas identifiquem corretamente os danos no segundo componente central de um sistema de suspensão pneumática: o compressor. Porque que as avarias na mola e no compressor são muitas vezes mutuamente dependentes.

Estratégia de sustentabilidade da ZF Aftermarket: maximizar o ciclo de vida de um produto ou veículo

A ZF Aftermarket apresenta uma gama de compressores de suspensão pneumática sob a marca Wabco na Automechanika. Isto é complementado por uma proporção crescente de peças Reman. Reman significa reconstruído (ou recondicionado) e que os componentes usados foram industrialmente reconstruídos, sendo aplicado o padrão técnico de uma nova peça. As peças de substituição reconstruídas poupam quantidades consideráveis de matérias-primas e energia – e apresentam uma qualidade de produto ao nível do equipamento original.

A reconstrução das peças de substituição usadas torna a manutenção de veículos sustentável e poupa recursos – e é por isso que a ZF Aftermarket está continuamente a ampliar a sua gama de componentes reconstruídos. O impacto ambiental é ainda maior se as oficinas não tiverem que substituir componentes defeituosos e se os repararem diretamente. E assim, também não há necessidade de transportar os componentes ou de material de embalagem.

Nesse sentido, a ZF Aftermarket desenvolveu um kit de reparação para pinças de travão, sob a sua marca TRW, que também está a comemorar a sua estreia mundial na Automechanika 2022. Este conjunto contém 228 peças de substituição genuínas TRW para pinças de travão de alta rotação – incluindo pinos de guia, foles, parafusos, tampas guarda-pó e massa lubrificante. Estes conjuntos podem ser usados para reparar até 60 pinças de travão. As peças individuais podem ser encomendadas novamente. Além disso, os conjuntos individuais de reparação de pinças de travão para modelos de veículos que têm menor procura, também estão disponíveis individualmente na ZF Aftermarket. O mesmo se aplica a peças de substituição adicionais, como os vedantes do pistão.

Mostrar competência e gerar vendas com o módulo e-Power Expert para parceiros

Com todos os seus produtos e serviços, a ZF Aftermarket tem como objetivo apoiar o sucesso das oficinas num mercado de reparação em mudança. Tal fica claro noutra estreia mundial na Automechanika, o módulo de mobilidade elétrica para o conceito oficinal ZF [pro]Tech. Este conceito ainda não está disponível em Portugal.

A ZF [pro]Tech e-Power Expert é um pacote de marketing com o qual as oficinas de automóveis podem apresentar a sua experiência em mobilidade elétrica, aos condutores, de forma profissional e atrativa. O pacote inclui modelos e material informativo para todos os formatos e canais de publicidade – seja digital (website próprio ou redes sociais), impresso (publicidade de jornal ou modelos para os seus próprios produtos impressos) ou publicidade exterior (bandeiras e sinalética da empresa). Além disso, há material adicional para o isolamento e marcação de locais de trabalho em veículos elétricos na oficina, assim como equipamentos de proteção individual. Muitos desses produtos são combinados num pacote que os utilizadores do módulo ZF [pro]Tech e-Power Expert receberão anualmente.

O Dr. Holger Hättich, responsável pela área de Clientes & Estratégia da ZF Aftermarket, acrescenta: “Como um fornecedor para a mobilidade elétrica, também estamos a expandir significativamente a gama de produtos para veículos elétricos e híbridos e agora estamos a oferecer, pela primeira vez, e-fluidos para veículos elétricos e híbridos. Mas os parceiros do ZF [pro]Tech também podem contar com outros serviços disponíveis – as nossas famosas formações, que são uma parte importante da nossa transferência de know-how em larga escala para as oficinas.” Para além das conhecidas formações em alta tensão realizadas pela ZF para os técnicos das oficinas (níveis de qualificação 2S e 3S), há também formações online para proprietários ou gestores de oficinas, nos quais se podem familiarizar com as exigências do operador em termos de mobilidade elétrica.”

Os utilizadores do módulo ZF [pro]Tech e-Power Expert também têm a opção de encomendar tecnologia de carregamento (caixas de parede) e reservar o serviço de instalação através da ZF Aftermarket (não disponível em Portugal). A ZF pretende trabalhar com fornecedores especializados que as oficinas podem aceder com condições diferenciadas.

Philippe Colpron, Head da ZF Aftermarket, considera que a responsabilidade da organização é reduzir a complexidade das tecnologias futuras para parceiros de oficinais e de frota: “Ajudamos os nossos parceiros industriais a se adaptarem, desenvolverem e crescerem. O ecossistema de parcerias da ZF Aftermarket, em combinação com a nossa gama em constante crescimento de produtos, serviços e formações, que têm as suas bases no negócio do equipamento original, é a melhor base para isso. Oferecemos sempre soluções simples e descomplicadas, como os nossos novos e comprovados conceitos para oficinas ou a nossa academia de formação integrada com cursos de formação sobre tecnologia automóvel e veículos comerciais, mas também sobre a manutenção e reparação de transportes autónomos.”

PALAVRAS-CHAVE