Com um portfólio de produtos atualizado às necessidades do mercado automóvel atual ao nível do pós-venda, a ZF Aftermarket pretende também estar atualizada sobre os desafios que esta industria vai colocar, nomeadamente para as oficinas. A empresa deu a conhecer o que está a preparar e que irá mostrar na Automechanika em Frankfurt.
Para assegurar que os veículos se movem de forma eficiente, segura, dinâmica e fiável, os produtos da ZF são a primeira escolha em sistemas de transmissão, chassis e sistemas de segurança – para ligeiros de passageiros, camiões, autocarros e motociclos. Com o seu princípio orientador “see. think. act.” (ver. pensar. agir.), a ZF garantiu uma posição global forte ao dominar a interação de sensores, unidades de controlo e controlo do movimento do veículo. A Divisão de Pós-venda deste fornecedor líder da indústria automóvel está extremamente envolvida no desenvolvimento da mobilidade do futuro e, desse ponto, deriva a agenda adequada para o futuro do pós-venda.
Concretizar as oportunidades oferecidas pela digitalização
Helmut Ernst, chefe da Divisão de Pós-venda da ZF, explica como podem ser concretizadas as oportunidades oferecidas pela digitalização: “Por um lado, é necessário estar-se pronto para questionar modelos de negócio familiares, identificar o potencial dos dados do veículo e do utilizador, chegar a oportunidades de negócios atrativas e implementá-las. Por outro lado, os participantes no mercado têm de se adaptar de forma ainda mais forte às expectativas do cliente, oferecendo serviços de mobilidade mais individualizados. Neste aspeto, o entendimento aprofundado dos sistemas e o conhecimento técnico continuam a ser as bases mais importantes.”
Com soluções à medida para o mercado pós-venda e com as suas marcas de produtos ZF, Lemförder, Sachs e TRW estabelecidas, a ZF Aftermarket está bem posicionada. Na Automechanika, em Frankfurt, um produto em particular destaque será o Electric Blue, a nova gama de pastilhas de travão da marca TRW para veículos elétricos. Estas pastilhas reduzem drasticamente tanto os ruídos interiores como as emissões de partículas ao travar.
Portfólios de produtos e serviços à medida
“Iremos assistir a um aumento de veículos elétricos e sistemas de transporte altamente automatizados, ou até mesmo de condução autónoma, em particular em ambientes urbanos. Até 2030, a ZF espera que cerca de 30 por cento da produção automóvel mundial esteja concentrada em veículos totalmente elétricos ou elétricos híbridos”, salienta Markus Wittig, chefe da Unidade de Negócio de Mercado Independente de Pós-venda (IAM). “Como fabricante de produtos acessórios com qualidade de equipamento original, temos conhecimento em primeira mão. Por isso, concebemos um conceito de formação em alta tensão (AT) numa fase inicial, que se tornou o mais procurado no nosso vasto portfólio de programas de formação.”
A formação confere aos colaboradores das oficinas as principais competências necessárias para dominarem a complexa gama de tópicos em redor da tecnologia do futuro. O conceito de aprendizagem misto modular da ZF Aftermarket assegura máximo sucesso ao mesmo tempo que reduz o tempo de presença nas formações e baixa os custos.
Contudo, a empresa entende que a procura de serviços de pós-venda tradicionais por veículo irá diminuir a longo prazo: Os veículos totalmente elétricos não necessitam de mudanças de correias dentadas ou filtros de óleo, por exemplo. Porém, antes que tal aconteça, o aumento dos veículos elétricos híbridos levará a um aumento no negócio dos serviços devido ao sistema de condução duplo que utiliza uma transmissão convencional e uma transmissão elétrica.
Serviços baseados em dados serão grandes geradores de vendas no futuro. A oficina ligada em rede do futuro conhece o estado dos veículos dos seus clientes e recomenda a manutenção preventiva ou reparação ao proprietário com base nos dados do veículo nesse momento. Em caso de avaria, o pessoal da assistência pode até mesmo realizar diagnósticos à distância. Tal contribui para tornar os processos operacionais significativamente mais eficientes e os clientes terão os seus veículos de volta mais depressa.
Markus Wittig descreve as novas expectativas do cliente: “Os nativos digitais aceitam recomendações dos seus automóveis sobre manutenção preventiva e reparações. Esperam que as suas oficinas estejam sempre a postos, que trabalhem rapidamente e ofereçam o melhor serviço por um preço razoável. Comparar preços e serviços online é tão natural para eles como fazer compras online. Se a sua oficina preferida se adaptar e desenvolver ofertas de serviços digitais específicas ou serviços de mobilidade, tais como a partilha de automóveis, não só ganhará boa reputação digital, como também aumentará a rentabilidade do seu negócio.”
Ligação em rede inteligente de frotas e oficinas
A ligação em rede inteligente de sistemas individuais através da telemática é um elemento crucial no rápido processo da digitalização. Em particular, no que se refere à condução de frotas, a solução de conectividade da ZF, Openmatics, tem vantagens tangíveis, uma vez que se baseia numa plataforma de conectividade aberta e, portanto, funciona independentemente dos fabricantes de veículos. Um dongle de sistemas de diagnóstico a bordo recolhe e transfere os dados: Esta unidade de telemática e diagnóstico lê 74 sinais específicos diretamente a partir da interface dos sistemas de diagnóstico a bordo do veículo, entre eles, nível de combustível, resposta de travagem e mensagens de erro. Além disso, os dongles transferem os dados do GPS e o aparecimento súbito de mudanças de velocidade. Uma vez que a Openmatics não só regista, mas também interpreta esses dados, a plataforma contribui significativamente para a segurança na condução e para a condução ideal de frotas.
“A Openmatics permite às oficinas oferecerem aos seus clientes de frotas uma variedade de produtos e serviços. Dito de uma forma simples, a Openmatics definiu novos padrões de telemática no mercado independente de pós-venda”, refere Helmut Ernst, chefe da Divisão de Pós-venda da ZF.
Além disso, a ZF Aftermarket esteve envolvida na criação de um mercado digital neutro para dados de veículos em várias empresas, assegurando dessa forma que o acesso ilimitado aos dados do veículo é garantido para o IAM. Neste mercado digital, podem ser adquiridos mais serviços a partir de um catálogo sempre em expansão.
Fiel ao seu princípio orientador “see. think. act.” (ver. pensar. agir.) a ZF tem a competência técnica e a gama de produtos para permitir que os veículos façam exatamente isso. A ZF Aftermarket leva esta filosofia um passo mais além. Não só vê os desafios futuros que o mercado enfrenta, como também desenvolve e estabelece os produtos, portfólios de serviços e conceitos de oficina adequados. Ao fazê-lo, garante o futuro do pós-venda, presta assistência aos parceiros com conhecimentos técnicos e marca o ritmo e os padrões da mobilidade do futuro. Simplesmente #preparadaparaofuturo.