A ZF explica a importância de verificar os travões de autocarros e camiões.
Os sistemas de travagem dos camiões e autocarros necessitam de cuidados especiais. Conforme explica a ZF, a humidade pode formar-se no circuito de ar comprimido, por exemplo, devido à elevada humidade ou a grandes diferenças de temperatura. Isto pode ter graves consequências negativas para o desempenho da travagem. São também colocadas elevadas exigências nas pastilhas de travão. Com os produtos das marcas WABCO e TRW, a ZF explica que tais desafios podem ser dominados.
Se o cartucho do secador do sistema de ar comprimido precisa de ser substituído significa que já não adsorve suficientemente a humidade no ar. A saturação dos cartuchos do secador pode ser alcançada mais rapidamente nos veículos que têm um elevado consumo de ar, devido ao seu perfil de aplicação. Quanto mais ar o compressor bombeia através do secador de ar, mais rápido o cartucho do secador fica saturado e já não pode absorver água.
As oficinas de veículos comerciais devem comunicar este problema aos seus clientes e idealmente pedir-lhes que venham regularmente à oficina para uma verificação, onde o estado do sistema de ar possa ser testado e as peças gastas substituídas antes de ocorrer uma falha. Um veículo avariado não planeado representa um grande desafio para os operadores de frotas e normalmente tem também consequências económicas negativas.
A marca WABCO disponibiliza cartuchos do secador de ar com vários níveis de qualidade. Os peritos da ZF recomendam aos operadores de frotas a utilização de cartuchos da família de produtos Air System Protector. Este é um desenvolvimento adicional do cartucho padrão, que não só seca o ar, como também separa óleos e aerossóis. Isto assegura a melhor função possível do sistema de ar comprimido – mesmo em condições mais exigentes, como em áreas urbanas com muito “pára-arranca”.
Pastilhas de travão
A ZF recomenda às oficinas de veículos comerciais que verifiquem regularmente não só o sistema de ar comprimido, mas também as pastilhas de travão. Isto porque, em estradas em más condições ou molhadas, os sistemas de controlo da dinâmica de condução, como o ESP e o ABS, são particularmente dependentes das pastilhas de travão e do facto de estas terem exatamente as mesmas características que os criadores do veículo projetaram. Se o ESP intervém, por exemplo, porque o veículo comercial entra numa situação crítica de condução, então a fricção acumulada nos travões deve ocorrer o mais rapidamente possível – mas também de forma suficientemente uniforme para que o pneu não bloqueie. As pastilhas de travão TRW asseguram que a potência total de travagem é rapidamente restaurada em condições extremas.