A ZF Aftermarket acaba de lançar em Portugal um novo serviço que se destina a apoiar as oficinas de automóveis do ponto de vista técnico. Informação e formação técnica estarão disponíveis através do novo conceito ZF [pro]Tech.
A relação entre a marca de peças e as oficinas de automóveis está cada vez mais a esbater-se. Existem já alguns bons exemplos disso mesmo, em que o fabricante da peça, através de uma plataforma online, dá a possibilidade a uma qualquer oficina de aceder a uma infinidade de recursos técnicos, que são cada vez mais úteis para que a oficina possa prestar um serviço de maior qualidade.
Este conceito, que já tem alguns anos no mercado, foi só agora lançado no mercado português, com a vantagem de estar não só em português, mas também beneficiar de toda a experiência de desenvolvimento dos mesmos nos últimos anos. Mais maduro e mais enriquecido do ponto de vista técnico, o ZF [pro] Tech é, portanto, uma ferramenta de trabalho muito importante para as oficinais independentes de veículos ligeiros, que mais não é do que uma plataforma online que oferece informação e apoio especializados que tornam a vida mais fácil na oficina.
“O NOSSO OBJETIVO É APROXIMARMO-NOS DA OFICINA MULTIMARCA EM PORTUGAL”
Víctor Borredá
Responsável pelos Conceitos de Oficina de Veículos Ligeiros para o Sul da Europa da ZF
Como é que as oficinas podem ter acesso a este ZF [pro]Tech? Será feito através dos distribuidores ZF?
O ZF [pro]Tech Start é um programa que oferece apoio técnico, às oficinas independentes, através da sua plataforma digital. As oficinas portuguesas podem inscrever-se diretamente na plataforma. É claro que, a maioria das oficinas terá acesso ao ZF [pro]Tech Start através dos nossos parceiros de distribuição, uma vez que têm uma relação direta com eles e, dessa forma, podem promover melhor o conceito. A ZF [pro]Tech fornece às oficinas independentes as informações mais recentes sobre os novos sistemas, cada vez mais complexos, que estão a ser instalados nos veículos atuais. Tudo isto de um dos maiores fabricantes mundiais de componentes automóveis.
Existe algum call center técnico associado que fale em português?
Na versão Start, que é a que estamos a lançar em Portugal, a oficina dispõe de um endereço de email para o qual pode enviar todas as suas questões, tanto de produto como técnicas, e que é respondido pela equipa da ZF Aftermarket. Após login, as oficinas também têm acesso a formações online produzidas pelo departamento técnico da ZF.
As oficinas que aderirem ao ZF [pro]Tech vão ter alguma imagem exterior associada a este conceito?
Na versão Start não há sinalização exterior, a oficina mantém a sua imagem atual, o apoio na versão Start é a nível técnico com informações extensas, bem como material audiovisual de grande interesse.
Quais são os objetivos em termos de dinamização do conceito ZF [pro]Tech?
O nosso objetivo é aproximarmo-nos da oficina multimarca em Portugal, partilhando todo o know-how da ZF como fabricante líder de componentes e sistemas.
Quais são as expletivas de desenvolvimento do conceito ZF [pro]Tech em Portugal?
As nossas expectativas são chegar ao maior número possível de oficinas em Portugal.
Conceito
Como foi dito, este programa oferece informação e apoio especializados que tornam a vida mais fácil na oficina todos os dias. O conceito baseia-se numa plataforma online onde as oficinas podem encontrar, por exemplo, instruções de montagem, informações sobre produtos e serviços e formações. O novo conceito, lançado recentemente em Portugal, oferece às oficinas aderentes acesso ao conhecimento dos produtos das marcas LEMFÖRDER, SACHS e TRW. O ZF [pro]Tech abre novas oportunidades de negócio para as oficinas independentes de veículos ligeiros, fornecendo as informações mais recentes sobre os novos e cada vez mais complexos sistemas que estão a ser instalados nos veículos atuais. Tudo isto fornecido diretamente por um dos maiores fabricantes mundiais de componentes automóveis.
ZF [pro]Tech start
Designado de ZF [pro]Tech start, o conceito lançado agora em Portugal disponibiliza às oficinas acesso a: instruções de montagem específicas para cada veículo, incluindo tempos de montagem, campanhas de serviço dos fabricantes de veículos, formações online gravadas, contacto com a equipa da ZF Aftermarket através de um endereço de email dedicado, bem como acesso a material publicitário das marcas da ZF Aftermarket, mediante pedido. Graças à plataforma online, os membros ZF [pro]Tech têm acesso direto e sem complicações ao vasto conhecimento de um dos principais fornecedores mundiais do sector automóvel.
VANTAGENS
ZF [PRO]TECH START
– Acesso ao portal online da ZF Aftermarket
– Campanhas de serviço dos fabricantes de veículos
– Instruções de instalação específicas para diferentes modelos de veículos
– Catálogo de produtos online
– Suporte sobre instalação e produtos, via e-mail, com endereço de e-mail dedicado
– Vídeos de formações disponíveis para visualizar em qualquer momento
– Acesso a material promocional através da loja dedicada a estes artigos
COMO UMA OFICINA PODE ACEDER AO ZF [PRO]TECH
É muito simples a forma como uma oficina pode aceder ao ZF [pro]Tech. O registo é muito fácil e pode ser feito através do portal da ZF Aftermarket ou em protech.zf.com/pt, onde terá uma série de informações detalhadas e explicadas sobre estes conceitos. Nos seguintes Códigos QR, poderá obter todas as informações e inscrever-se no ZF [pro]Tech.
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 110, de novembro de 2024. Consulte aqui a edição.