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ZF recomenda manutenção preventiva nos pesados

14 Novembro, 2017

Enquanto as oficinas de veículos comerciais pesados se preparam para um período muito preenchido com a revisão de preparação para o inverno, a ZF Aftermarket recomenda que promovam a manutenção preventiva junto dos seus clientes.

A identificação de potenciais problemas durante um serviço de rotina pode evitar inconvenientes mais tarde aos clientes, resultantes de paragens forçadas inesperadas, e proteger o veículo e o condutor contra riscos causados por condições de condução difíceis.

Durante a revisão dos componentes da suspensão ou do eixo de um veículo comercial é importante identificar sinais precoces de folga excessiva, que são indicadores de desgaste. Deve prestar-se especial atenção a componentes como as rótulas das barras direção ou aos componentes de borracha-metal do sistema de suspensão. Se apresentarem degradação ou movimento excessivos, o melhor é tomar medidas de imediato, em vez de ignorar o problema e obrigar o cliente a deslocar-se novamente à oficina ou a procurar uma empresa da concorrência para uma nova reparação pouco tempo depois. Quando o desgaste destes componentes aparenta ser relativamente insignificante, pode ser tentador deixá-los para a próxima revisão, no entanto, isto pode ser arriscado no caso dos veículos comerciais pesados, que irão passar meses a trabalhar em condições difíceis e exigentes durante o inverno.

Os sistemas de suspensão foram concebidos para absorver os impactos e proporcionar uma condução suave. A trepidação súbita causada pela passagem por buracos na estrada pode piorar o desgaste provavelmente existente nas rótulas, amortecedores e apoios, causando potenciais danos graves.

Verificar a presença de ruídos estranhos

Uma manobrabilidade anormal e ruídos fora do vulgar, durante a operação de um veículo comercial pesado, são com frequência os
maiores indícios de falhas nos componentes do chassis, embora raramente sejam identificados pelos condutores. É importante
perguntar aos clientes se o veículo está a produzir ruídos estranhos ou se, durante a condução, foge para um dos lados. Isto indica um
potencial problema que, se não for resolvido, pode ter um impacto significativo nas distâncias de travagem, na manobrabilidade do veículo e na eficácia dos sistemas de travagem anti bloqueio.

Outra pergunta que se deve fazer ao cliente é se ouve um ruído de chocalhar proveniente do chassis. Isto ocorre quando sujidade ou água salgada, provenientes de estradas em mau estado ou com gelo, penetram nos componentes. Se as rótulas que guiam as rodas forem afetadas, a manobrabilidade e o controlo do veículo ficarão instáveis.

Dependendo da gravidade dos danos na junta, o ponto de união afetado na suspensão pode mesmo partir. Informar e ajudar os clientes a procurar sinais precoces de impacto nas rótulas, pode ajudar a prevenir o risco de uma nova intervenção dispendiosa mais tarde. Para os operadores de veículos comerciais, trabalhos de reparação caros têm como consequência a paragem forçada do veículo e perda de rendimento.

ZF Aftermarket: peças de substituição com a qualidade do equipamento original (EO)

Uma manutenção preventiva deste tipo é vantajosa para os clientes e fortalece a relação entre as oficinas de veículos comerciais e os
clientes. Adicionalmente, os técnicos que escolhem peças de substituição dos principais fornecedores da indústria automóvel conseguem oferecer ainda maior tranquilidade aos clientes. A ZF Aftermarket contribui para melhorar a segurança rodoviária com uma ampla gama de produtos de qualidade EO: componentes de travagem, direção e suspensão das marcas Sachs, Lemförder e TRW, equipam as oficinas de forma ideal para satisfazer todas as necessidades de manutenção e reparação.

Para aceder à gama de peças de alta qualidade da ZF, visite www.aftermarket.zf.com

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