Revista Pós-Venda
NotíciasPesadosTecnologiaVídeosVolvo mostra os camiões inteligentes do futuro [vídeo]
tecnologia Volvo Trucks

Volvo mostra os camiões inteligentes do futuro [vídeo]

por

O camião inteligente do futuro é mais semelhante a um smartphone sobre rodas do que um veículo tradicional. “Nos próximos anos, isso irá revolucionar a produtividade na indústria dos transportes”, diz Hayder Wokil, da Volvo Trucks.

Atualmente, existem cerca de 175.000 camiões Volvo ligados online nas estradas da Europa. Alguns deles já podem enviar informações quando precisam de manutenção e parte do trabalho de manutenção necessário pode até ser efetuado remotamente. Isso, no entanto, é apenas o início.

“Nos próximos anos, por exemplo, o camião poderá monitorizar o seu próprio estado em tempo real, promovendo uma assistência mais fácil e rápida, o que resulta numa maior produtividade de todos os envolvidos – motoristas, oficinas e empresas de transporte”, diz Hayder Wokil, diretor de Qualidade e Período Operacional na Volvo Trucks.

No futuro, o camião também tornará mais simples a administração ao nível da oficina, agendando a sua própria manutenção conforme necessário, reservando os mecânicos adequados para os trabalhos em questão e encomendando antecipadamente as peças necessárias para entrega na oficina. As reparações poderão ser realizadas onde quer que o camião esteja e serão efetuadas num período adequado no respetivo horário de trabalho.

“A assistência será sincronizada com o horário de funcionamento do camião e será agendada na oficina mais próxima, a uma hora em que o veículo não estaria, de qualquer das formas, a trabalhar, por exemplo à noite ou quando o motorista tem de fazer uma pausa imposta por lei. Através de ligação online, o camião também poderá efetuar remotamente reparações automáticas simples”, complementa Hayder Wokil.

O camião do futuro também permitirá uma maior flexibilidade. À medida que o potencial de conectividade dos camiões continuar a crescer, os veículos poderão ser especificados segundo cada serviço individual, o que, por sua vez, promove um funcionamento mais eficiente. “A próxima geração de camiões será cada vez mais personalizada e poderá, por exemplo, ser personalizada de acordo com as necessidades e o estilo de condução do operador. Também poderá atualizar a sua própria configuração de acordo com serviços de transporte específicos”, explica Hayder Wokil.

Um pré-requisito importante para ter acesso aos benefícios da conectividade é a recolha de grandes quantidades de dados. Segundo Per Adamsson, diretor de Desenvolvimento Estratégico e Comercial no Departamento de Telemetria do Grupo Volvo, os camiões dos nossos dias seguirão a tendência demonstrada pelos smartphones em anos recentes. Na indústria automóvel, fala-se na ‘Evolução Smartphone Sobre Rodas’.

“Num futuro próximo, os camiões poderão comunicar com outros utentes da estrada e com dispositivos móveis de ativação remota, como capacetes de bicicleta, ajudando a reduzir o risco de acidentes e o número de paragens não planeadas”, revela Per Adamsson.

“Graças à conectividade online, no futuro, o camião também poderá monitorizar o tráfego de forma independente e selecionar a rota mais eficiente se existirem congestionamentos de trânsito ou trabalhos na estrada mais à frente”, continua Per.

No entanto, ainda que muita da tecnologia para concretizar o camião do futuro já exista atualmente, poderá levar algum tempo até que o cenário da próxima geração se torne realidade.

“O maior desafio está em filtrar a enorme quantidade de dados que recolhemos dos nossos veículos. A infraestrutura de conectividade em todo o mundo também precisa de ser mais desenvolvida antes de ser possível transformar esta visão da próxima geração na realidade do dia a dia”, diz Hayder Wokil.

Mais informação em www.volvotrucks.co.pt 

Veja o vídeo:

Nº de visitas: 295 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo