Já está a caminho a 5ª edição da Expomecânica, que se realizará em 2018, de 20 a 22 de abril, e que se posiciona já, segundo a organização, como a maior feira do setor que algumas vez se realizou em Portugal.
E à 5.ª edição do Expomecânica prepara-se para ser o maior evento do aftermarket automóvel nacional de que há memória. Quatro anos de crescimento contínuo fizeram a Organização, a cargo da KiKai Eventos, ultrapassar a duplicação de espaço do acontecimento que concentra o maior número de negócios do pós-venda do setor em apenas três dias. Em 2018, eles dinamizam-no de 20 a 22 de abril.
Quer isto dizer que a aposta da promotora do certame (em crescer para um segundo pavilhão) está a ser correspondida pelo tecido empresarial.
A planta das naves centrais (4 e 5) da Exponor – Feira Internacional do Porto regista neste momento uma ocupação de 9.800 metros quadrados (num global de 14.000 disponíveis), graças a um total de 112 operadores da atividade que já garantiram a sua participação (sem contar com as reservas).
Para além da área, a meta organizativa final foi colocada na linha dos 200 expositores (uma subida de 25%). Ou seja, tendo em conta o novo figurino da mostra, já só sobram 30% dos espaços (stands), para um horizonte de mais de seis meses.
«Diria que, nesta fase do campeonato, e independentemente da forma como a iremos rechear na totalidade, a coluna vertebral do evento está devidamente aprumada, em resultado do trabalho organizativo feito. A mensagem passou e os factos falaram por si. Para além de manter uma grande taxa de fidelização, fruto de edições anteriores bem-sucedidas, o Expomecânica está a conseguir, por via disso mesmo, integrar na sua dinâmica os grandes “players” do setor e as entidades que transportam prestígio na atividade», explica José Manuel Costa, diretor-geral da Kikai, adicionalmente satisfeito por integrar no Salão algumas multinacionais e fabricantes do setor.
Pesados & Agrícolas, Exposição Vintage e Arena dos Pneus
Uma das novidades do evento, em 2018, é a incorporação de uma setorização especial direcionada para o segmento dos Pesados & Agrícolas, que ocupará cerca de um quarto do Pavilhão 4 da Exponor.
«Estamos a conseguir acrescentar mais valor e maior dimensão, com diversificação, à feira», secunda Sónia Rodrigues, diretora comercial da Kikai, referindo-se também à componente de atividades paralelas do Expomecânica.
O Demotec – Espaço de Demonstração, o ciclo de conferências expoTALKS e a conferência da Pós-Venda estarão de regresso, e, desta feita, serão acompanhados de duas novas iniciativas, em que os organizadores depositam grandes expectativas: a Arena dos Pneus e a Exposição Vintage.
A primeira reflete uma componente importante do mercado e associar-lhe-á uma vertente pedagógica sobre segurança e prevenção rodoviária, inclusive com envolvimento de várias entidades oficiais; a segunda, por seu lado, ganhará vida com o passado do setor. Ou seja, terá em exibição alguns dos produtos, equipamentos e soluções que, há décadas, fizeram a história da rede de assistência e reparação automóvel no nosso País.
“Queremos envolver cada vez mais os nossos parceiros nas iniciativas que desenvolvemos, as quais, no fundo, pretendem espelhar a realidade do aftermarket português e cativar cada vez mais visitantes profissionais, inclusive internacionais (sobretudo espanhóis), para a sua feira de referência”, remata José Manuel Costa.
Síntese:
expoMECÂNICA 2018 – 5.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto
Organização: KiKai Eventos
Data: de 20 a 22 de abril
Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhões 4 e 5
Horário: das 10 às 20 horas, na sexta-feira; das 10 às 21 horas, no sábado; e das 10 às 19 horas, no domingo
Em exposição: Peças & Sistemas; Tecnologias de Informação & Gestão; Estações de Serviço & Lavagem; Reparação & Manutenção; Acessórios & Customização
Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.
Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA), Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE) e Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo (APREVAR).
Media partners: Revista Pós-Venda, Revista Pós-Venda Pesados e outros.