A Arval apresentou pelo 10º ano o barómetro internacional do Corporate Vehicle Observatory (CVO), este ano muito virado para a análise às PME´s que têm frotas de automóveis.
Entre a muita informação e dados que foram divulgados, destaque para a gestão de custos operacionais que as PME, que não utilizam aluguer operacional, fazem.
Em 88% das PME’s os custos com os serviços operacionais necessários ao funcionamento das viaturas são assumidos como responsabilidade da empresa. Por esse motivo, a Arval pretendeu saber como é feita a gestão dos serviços operacionais de manutenções, avarias, substituição de pneus, sinistros, etc, quando as viaturas são adquiridas por modelos de financiamento diferentes do renting, e onde esses serviços não estão incluídos.
À pergunta como é feito o controlo de custos dos serviços operacionais, se estes não estão considerados no aluguer mensal, 61% das PME’s respondeu que recorrem sempre
à mesma oficina, sendo esta percentagem mais significativa a Sul e no Centro do país onde essa prática é validada por 74% e 69% de empresas, respectivamente.
Em alternativa, diz a Arva neste estudo que em média 23% das empresas tem custos com uma pessoa que gere marcações com oficinas e condutores e em 17% deste universo das PME’s, esta gestão é feita pela direcção da empresa.
Aqui ficam outras conclusões gerais sobre este estudo da Arval:
- As PME’s em Portugal têm em média 7 viaturas nas suas frotas distribuídos entre ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados, sendo que os modelos mais procurados são as viaturas comerciais ligeiras, as viaturas de segmento médio e os pequenos furgões.
- 57% das empresas não tem regras de gestão ou utilização das suas viaturas.
- 17% das PME’s têm actualmente como motivo para aquisição de viaturas a necessidade de aumentar a sua frota automóvel;
- Em regra, a tomada de decisões e a gestão da frota automóvel estão no topo da hierarquia das empresas – Direcção geral
- Maioria das empresas recorre ao crédito e ao leasing para nanciamento das suas frotas, mas estes modelos têm sofrido uma forte redução da sua utilização.
- PME’s ainda pouco envolvidas com o aluguer operacional (Renting), sendo que neste universo apenas 53% das empresas diz conhecer esta modalidade.
- Pela experiência com os diferentes modelos de nanciamento, o aluguer operacional é modelo com menor taxa de abandono, ainda assim, esta é uma opção em utilização por apenas 13% das PME’s;
- 71% das PME’s que compra ou recorre a crédito para compra de viaturas, considera essa aquisição como um investimento para o negócio que tem que ser gerido pela empresa.
- Porque tem sido sempre assim, é principal razão para levar as empresas a utilizarem o crédito e a compra de viaturas.
- Mais de 70% das empresas que utilizam leasing fazem contratos superiores a 5 anos.
- 49% dos gestores de PME’s preferem pagar uma prestação mais baixa de financiamento sem considerar serviços e por outro lado 51% das empresas, prefere rendas maiores que incluam serviços.
- Segurança e benefícios para colaboradores, baixar custos e tempo despendido com gestão da frota estão no topo das necessidades das PME’s.
- 86% das PME’s procura soluções para gerir as necessidades de mobilidade para apoio ao negócio.
- Mais informações em www.arval.pt