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Michelin desenvolve inovação revolucionária na reciclagem de pneus

26 Fevereiro, 2024

A Scandinavian Enviro Systems desenvolveu uma tecnologia de reciclagem, patenteada, própria e modular, que extrai matérias-primas dos pneus em fim de vida, como o negro de carbono, e o óleo de pirólise. A reciclagem de pneus entra numa nova fase.

A empresa conjunta, formada pela Antin e pela Enviro, em março de 2023, com o objetivo de construir várias plantas de reciclagem na Europa, anuncia a sua decisão final de investimento para a construção da sua primeira fábrica de reciclagem de pneus usados. A Antin é o acionista maioritário da empresa conjunta, a Michelin um acionista minoritário, e a Enviro tem a opção de converter-se num importante acionista minoritário.

A primeira fábrica, em Uddevalla (Suécia), obteve todas as licenças e autorizações necessárias, ambientais e de construção. A construção já teve início, e a fábrica deverá estar operacional em 2025. Com um objetivo inicial de processar 35 000 toneladas de pneus em fim de vida, espera-se que a fábrica crie até 40 postos de trabalho locais durante a sua primeira fase.

Contratos de fornecimento plurianuais

Além de obter financiamento para a construção da fábrica, a empresa conjunta assinou uma série de contratos plurianuais para o fornecimento de pneus em fim de vida, assim como de negro de carbono, e de óleo de pirólise, provenientes da reciclagem. Neste contexto, a Michelin continua a apoiar proactivamente o desenvolvimento de ecossistemas de reciclagem de pneus, e compromete-se a colaborar nos futuros desenvolvimentos desta empresa conjunta. Como exemplo, a Michelin assinou um acordo plurianual para fornecer negro de carbono e óleo aceite de pirólise.

Um milhão de toneladas

Como anunciado anteriormente, a empresa conjunta tem prevista a construção de fábricas em toda a Europa, com o objetivo de alcançar uma capacidade total anual de reciclagem de um milhão de toneladas de pneus em fim de vida. Quando a fábrica de Uddevalla estiver operacional, a empresa conjunta começará a construir fábricas adicionais noutros países europeus, para garantir uma rápida implementação da tecnologia. A Antin e a Enviro acordaram um plano de financiamento para a construção destas fábricas.

O volume de pneus que chegam ao final do seu ciclo de vida, e são deitados fora, não tem parado de aumentar, até alcançar as atuais 3,5 milhões de toneladas anuais apenas na Europa.

Esta empresa conjunta foi criada para desenvolver a reciclagem de pneus usados na Europa, produzindo matérias-primas sustentáveis. Os principais materiais produzidos são o negro de carbono e os óleos recuperados, que podem ser reutilizados no fabrico de pneus e na indústria petroquímica. Ao substituir o negro de carbono virgem pelo material reciclado produzido pela empresa conjunta, é possível reduzir em mais de 90% as emissões derivadas do uso de negro de carbono convencional.

“A Michelin apoia firmemente a criação desta empresa conjunta entre a Enviro e Antin. A aventura teve início em 2020, quando Michelin a entrou no capital Enviro para apoiar a evolução, e acompanhar a maturação, desta tecnologia. A empresa conjunta, criada com os nossos parceiros Enviro e Antin, entra, agora, numa nova fase, com o investimento destinado à construção desta primeira fábrica na Suécia. O arranque deste ambicioso programa industrial, que pretende desenvolver-se à escala europeia, inscreve-se, na perfeição, nos objetivos estratégicos do grupo Michelin, de alcançar 100% de materiais renováveis e reciclados até 2050, reduzindo, ao mesmo tempo, p impacto ambiental global dos seus pneus”, declarou Maude Portigliatti, Diretora de Negócio de Materiais de Alta Tecnologia e Membro do Comité Executivo do grupo Michelin.

“A Antin tem o prazer de juntar-se à Enviro e à Michelin no anúncio da construção da primeira de muitas fábricas previstas pela empresa conjunta. Estamos entusiasmados por ajudar a criar uma plataforma totalmente circular, que reciclará os pneus no final da sua vida útil, para convertê-los em matérias-primas utilizáveis de forma sustentável. Faz parte da estratégia da Antin NextGen, de centrar-se em tecnologias comprovadas, que requerem um capital substancial para serem implementadas à escala industrial”, acrescenta Anand Jagannathan, sócio maioritário da Antin.

“A fábrica de Uddevalla será a primeira fábrica de reciclagem de pneus em grande escala da empresa conjunta, e um importante avanço na criação do primeiro grupo de reciclagem de pneus em grande escala do mundo. Juntos estamos a desempenhar um papel crucial na transformação industrial necessária para um futuro mais sustentável”, afirma Alf Blomqvist, Presidente da Scandinavian Enviro Systems.

Uma inovação revolucionária em matéria de reciclagem

A Scandinavian Enviro Systems desenvolveu uma tecnologia de reciclagem, patenteada, própria e modular, que extrai matérias-primas dos pneus em fim de vida, como o negro de carbono, e o óleo de pirólise. Quando estas matérias-primas são utilizadas para substituir os combustíveis fósseis correspondentes, oferecem importantes benefícios ambientais, incluindo uma redução substancial das emissões de dióxido de carbono.

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