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Impacto da eletrificação de veículos no mercado dos óleos lubrificantes (Por Sogilub)

19 Junho, 2024

A expansão dos veículos elétricos no mercado automóvel é hoje uma realidade que impacta diretamente a indústria automóvel, mas também outras cadeias de valor associadas, como a indústria dos óleos lubrificantes.

Só em Portugal, em março de 2024, na categoria de veículos ligeiros foram registadas 3.734 matrículas de veículos elétricos (BEV), representando um aumento de cerca de 5,7% em relação a março do ano anterior [1].

Esta realidade constitui um desafio para o qual a indústria dos óleos lubrificantes tem de se adaptar, e, embora, à partida, possa parecer que a procura por óleos lubrificantes aplicados ao setor automóvel vá diminuir, a capacidade de adaptação do mercado de lubrificantes será fulcral para agarrar as novas oportunidades que irão surgir, uma vez que os veículos elétricos continuam a necessitar da utilização e aplicação de lubrificantes.

Em específico, os veículos elétricos continuam a requerer fluídos lubrificantes para vários componentes, como os travões, sistemas de arrefecimento, e transmissão, embora ajustados às necessidades técnicas dos seus componentes e estrutura de funcionamento. Uma das oportunidades relaciona-se com o desenvolvimento de fluídos para a gestão térmica dos sistemas de baterias dos veículos elétricos, crucial para a manutenção da temperatura ótima de operação das baterias, promovendo a extensão da sua vida útil [2].

Os fluídos a aplicar aos veículos elétricos possuem algumas características distintas quando comparados com os óleos lubrificantes tradicionais para os motores de combustão interna, como por exemplo, a necessidade de maiores propriedades de desgaste por contacto de rolamento, suporte de temperaturas mais elevadas, resistência a água, estabilidade mecânica e de oxidação do fluído, entre outras [3].. Quando compostos por hidrocarbonetos sintéticos, os óleos destinados a veículos elétricos podem ser reciclados na sua totalidade através de métodos tradicionais como o seu  reprocessamento, tal como é o caso do programa de reciclagem promovido pela empresa americana Engineered Fluids [4].

Contudo, existe a possibilidade dos óleos para veículos elétricos terem outras características que ainda levantam algumas incertezas face ao seu nível de reciclabilidade ou biodegradabilidade [5]. Assim, os vários atores da cadeia de valor dos óleos lubrificantes e da indústria automóvel, desde produtores de lubrificantes e de veículos elétricos, a operadores de recolha deste tipo de resíduos, deverão trabalhar em articulação de modo a alinhar os requisitos técnicos necessários para a maximização da sua aplicação, garantindo condições de reciclabilidade ou biodegradabilidade. A indústria tem vindo já a desenvolver alguns progressos face ao desenvolvimento de novos lubrificantes com menor impacte ambiental, como é o caso do lubrificante à base de água desenvolvido pela TotalEnergies, permitindo obter fluídos com maior condutividade térmica, maior resistência a altas temperaturas e menor viscosidade, através da formulação química da água [6].

Apesar das previsões de decréscimo dos óleos lubrificantes tradicionais face à expansão do mercado de veículos elétricos, é esperado que o mercado de óleos lubrificantes cresça até 2030, sobretudo devido ao desenvolvimento das atividades de manufatura e transporte, por exemplo, em países em desenvolvimento, em regiões como a Ásia [2].

Referências:

[1] ACAP (2024) Matrículas de Automóveis Ligeiros de Passageiros em Portugal por tipo de energia; Março 2024. Consultado em: https://motordata.pt/autoinforma/chart_g5.php

[2] Tilley Distribution (2024) Electric Vehicles: Impact on Lubricant Demand. Consultado em: https://www.tilleydistribution.com/electric-vehicles-impact-on-lubricant-demand/

[3] Electric & Hybrid Vehicle Technology International (2020) The new age of lubricants for electric vehicles. Consultado em: https://www.electrichybridvehicletechnology.com/features/the-new-age-of-lubricants-for-electric-vehicles.html

[4] Engineered Fluids (2024) Dielectric Coolant Recycling Program. Consultado em: https://www.engineeredfluids.com/sustainability/coolant-recycling-program/

[5] Lubes’N’Greases (2024) Will Electric Vehicles Change the World? Consultado em: https://www.lubesngreases.com/magazine/30_1/will-electric-vehicles-change-the-world/

[6] Innovation News Network (2023) Water-based lubricant provides new pathway for electric vehicle lubrication. Consultado em: https://www.innovationnewsnetwork.com/water-based-lubricant-provides-new-pathway-for-electric-vehicle-lubrication/29431/

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