De acordo com a 65.ª edição do Observatório INDICATA, a crescente presença de veículos elétricos está a transformar o equilíbrio da oferta e a influenciar diretamente os preços e o tempo médio de venda.
O relatório aponta que os BEV matriculados entre 2022 e 2023 começaram agora a chegar ao canal de usados com 3 a 4 anos, o que reforça significativamente a oferta elétrica neste segmento. Ao mesmo tempo, quase 70% dos automóveis diesel em stock já ultrapassaram os cinco anos de uso. Esta mudança de paradigma explica a descida do Market Days’ Supply (MDS) médio para 77 dias nos veículos até dois anos e para 45 dias nos de 3 a 4 anos. Até os BEV, tradicionalmente mais lentos a rodar, registam agora apenas um excesso moderado de stock.
No plano europeu, os modelos mais vendidos até aos quatro anos são o Volkswagen Golf, o Peugeot 208 e o VW T-ROC. Contudo, são o Mini Aceman e os Tesla Model 3 e Y que registam a rotação mais rápida, com MDS entre 27 e 36 dias. Tesla e Volkswagen disputam o topo das tabelas de vendas e velocidade de rotação, enquanto a Toyota mantém a liderança no segmento dos híbridos completos. Nos países nórdicos, metade dos usados muito recentes já são 100% elétricos.
Portugal
Em Portugal, o impacto dos incentivos lançados em 2025, que combinam subsídios diretos, benefícios fiscais e bónus de abate, é notório. A quota de elétricos no mercado de novos ultrapassou os 20%, e no segmento de usados com menos de dois anos, a oferta de BEV subiu de 16% para quase 21% num único trimestre. No entanto, as vendas ainda se situam nos 12%, o que poderá gerar maior pressão sobre preços e tempos de venda no curto prazo.
A tendência repete-se nos BEV com 3 a 4 anos, onde há 17% de stock face a 11% de transações, prolongando a queda dos preços médios. Apesar disso, já se verificam os primeiros sinais de paridade entre elétricos e modelos a combustão, o que poderá travar futuras depreciações. Até nos usados com cinco ou mais anos, os elétricos representam mais de 5% da oferta nacional – superando países como os Países Baixos, Bélgica ou Dinamarca.
Comerciais ligeiros
Portugal assume também uma posição de vanguarda no segmento dos comerciais ligeiros. Um em cada dez furgões novos vendidos é elétrico e, entre os usados com menos de dois anos, os BEV já representam mais de 15% da oferta e mais de 12% das vendas, com um MDS equilibrado de 111 dias.
Nos ligeiros de passageiros até quatro anos, os modelos mais vendidos são o Peugeot 2008, o Renault Captur e o Renault Clio. Já os que rodam mais rapidamente são o Hyundai Bayon, o VW Passat e o Toyota Yaris Cross, com MDS entre 37 e 41 dias.
“A convergência europeia rumo à eletrificação encontra-se bem consolidada, mas a sustentabilidade desta tendência dependerá da capacidade de harmonizar a procura com o fluxo crescente de BEV usados”, alerta Andy Shields, Diretor Global do INDICATA. “Em Portugal, a continuidade dos apoios, a expansão da rede de carregamento e a confiança do consumidor serão fundamentais para absorver este stock em rápido crescimento, mitigando pressões sobre preços e MDS”.









