Ver todas

Back

Schaeffler apresenta soluções de mobilidade elétrica na IAA Mobility 2025

10 Setembro, 2025

A Schaeffler vai marcar presença na IAA Mobility, que decorre de 8 a 12 de setembro, com um portefólio alargado de soluções para a eletrificação do powertrain, chassis inteligente e veículos definidos por software.

A empresa alemã tem vindo a focar-se na integração de tecnologias avançadas, incluindo eixos elétricos modulares, sistemas híbridos completos, tecnologias steer-by-wire e controladores de alto desempenho.

“Estamos preparados para ser parceiros-chave na transformação da indústria automóvel, na Alemanha, na Europa e no mundo,” afirma Matthias Zink, CEO Powertrain & Chassis da Schaeffler AG. Thomas Stierle, CEO E-Mobility, acrescenta: “Convidamos todos os visitantes a conhecerem o progresso da Schaeffler rumo a uma mobilidade descarbonizada, automatizada e conectada.”

Eixos elétricos modulares EMR4

A plataforma EMR4 (Electronics Motor Reducer, 4.ª geração) combina motor síncrono de ímanes permanentes, eletrónica de potência e transmissão num único módulo compacto. Com arquitetura modular, permite adaptações a diferentes conceitos de veículos, simplificando a integração e garantindo compatibilidade global. Uma variante sem ímanes de terras raras também está disponível. A gestão térmica integrada contribui para a eficiência do powertrain e suporta refrigerantes alternativos como R744 (CO₂) e R290 (propano).

Soluções híbridas 

A Schaeffler oferece soluções para plug-in hybrids, mild hybrids e range extenders, desde componentes individuais a sistemas completos. O seu sistema híbrido dedicado combina eletrónica de potência com hidráulica inteligente, sistema de embraiagem e mecanismo de estacionamento, podendo operar em modos elétrico, serial ou paralelo. Na feira, a empresa irá mostrar um motor de combustão interna adaptado a aplicações híbridas, equipado com sistemas inovadores de amortecimento e unidades eletromecânicas de fase de comando. O sensor Flex Fuel permite otimizar emissões ao medir com precisão a concentração de etanol e a temperatura do combustível antes da injeção.

Chassis e direção 

Com a automação a crescer, a Schaeffler desenvolve sistemas de direção e amortecimento adaptados a veículos altamente automatizados (nível 4) e parcialmente automatizados (nível 3). O Hand Wheel Actuator, com feedback de força, combina travão magnetorreológico e motor BLDC otimizado, oferecendo precisão e eficiência energética, reduzindo o consumo de cobre e terras raras e permitindo novas formas de controlo, como direção por joystick.

Software 

A crescente complexidade dos veículos modernos exige centralização das funções numéricas em controladores mestres e de zona, simplificando a arquitetura e a fiação. A Schaeffler desenvolve unidades MCU e ZCU, que gerem dados de aceleração, gestão térmica e energética, estratégias de condução e carregamento, e sistemas by-wire, garantindo funcionalidade, segurança (ASIL-D) e comunicação segura.

A conferência de imprensa da Schaeffler está marcada para 8 de setembro, com transmissão em direto, apresentando Klaus Rosenfeld, CEO, Matthias Zink e Thomas Stierle.

Mais informações sobre a participação na IAA Mobility podem ser consultadas no site da Schaeffler.

PALAVRAS-CHAVE