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Schaeffler mostra o futuro da tecnologia automóvel

13 Dezembro, 2016

As soluções para a mobilidade do amanhã tornaram-se nas protagonistas no âmbito da presença da Schaeffler na prestigiosa feira de eletrónica de consumo (CES) que se celebra anualmente em Las Vegas, EUA.

De acordo com as palavras do Prof. Peter Gutzmer, Deputy CEO e Chief Technology Officer na Schaeffler, “estamos a mostrar como as visões de condução autónoma, eletrificação e networking se podem tornar realidade. A indústria automóvel está a atravessar uma mudança dramática na qual desempenhamos um papel de protagonismo como sócio de desenvolvimento.”

No stand da Schaeffler, foi dada toda a atenção ao Schaeffler Bio Hybrid, a solução de mobilidade para as áreas urbanas. Este mini veículo coberto oferece algo mais do que proteção contra o mau tempo: as suas quatro rodas proporcionam uma estabilidade elevada e, graças às dimensões reduzidas de 2 metros de comprimento e 85 cm de largura, ocupa um espaço mínimo. Este veículo de emissão zero é movido por um motor elétrico projetado pela Schaeffler. “Os requisitos da mobilidade atual nas áreas urbanas em crescimento vão mudar no futuro”, explica o Prof. Gutzmer. “Para nós não é suficiente criar esboços das nossas ideias. Os nossos protótipos operacionais demonstram que temos capacidade para fabricar produtos reais.”

A Schaeffler também está a antecipar a mudança que se está a sentir no setor de componentes, apresentando as suas contribuições no campo da digitalização. O rolamento, um produto tradicional da empresa, está a ser transformado para permanecer ligado à tecnologia dos automóveis do futuro. Desenvolvimentos como os revestimentos inteligentes, incorporados nos rolamentos a nível microscópico, irão permitir medir o binário do motor, as rotações, as forças e as temperaturas, ao proporcionar dados de valor incalculável.

“O automóvel irá tornar-se em parte da Internet das coisas”, de acordo com o Prof. Gutzmer. “Os nossos rolamentos sensores, que se podem instalar nos locais que possuem peças em movimento, proporcionam informações em primeira mão aos condutores, frotas e oficinas.”

Os acionadores eletromecânicos, como os que se encontram no sistema ativo de equilíbrio que a Schaeffler acaba de começar a produzir, serão capazes de proporcionar dados à Internet das Coisas no futuro. O sistema ativo de equilíbrio compensa os movimentos no chassis do veículo causados em curvas ou superfícies irregulares.

Combinado com os rolamentos inteligentes, um sistema de navegação de alta precisão e um módulo de comunicações, este sistema poderá, no futuro, obter uma imagem em tempo real das condições da estrada, proporcionando informações valiosas aos restantes veículos ou aos responsáveis pela manutenção de modo a reduzir o risco de acidentes devido a incidências no revestimento da estrada.

As transmissões para as futuras gerações de veículos elétricos são outro ponto de interesse para a Schaeffler aquando da sua presença no CES, com aplicações para táxis autónomos, que podem percorrer a cidade sem necessidade de condutor. Nestes veículos, todos os componentes da unidade de propulsão encontram-se integrados na roda, com a exceção da bateria. Com esta revolucionária arquitetura é possível desenvolver automóveis com uma ótima relação entre espaço ocupado e habitabilidade, ao mesmo tempo que oferecem uma excelente manobrabilidade. “Os espaços urbanos do futuro irão requerer veículos pequenos com a máxima manobrabilidade”, comentou o Prof. Gutzmer. “Conceitos de propulsão inovadores como o motor integrado no cubo da roda possibilitam novos tipos de mobilidade e representam componentes de grande relevância num ambiente digitalizado.” O nível de eletrificação de veículos convencionais já está a aumentar. Neste contexto, a Schaeffler também apresenta a sua ampla gama de soluções no CES, desde tecnologias de 48 volts, passando por módulos de alta tensão para elétricos “plug-in” até eixos elétricos desenvolvidos para veículos 100% elétricos.
“No CES, estamos novamente a demonstrar como a recente estratégia global da Schaeffler, Mobility for Tomorrow, se está a tornar numa realidade”, explica o Prof. Gutzmer.

“Ao mesmo tempo, estamos disponíveis para estabelecer relações com Startups que estejam à procura de um sócio para tornar as suas ideias de mobilidade numa realidade.”
A Schaeffler está a envidar grandes esforços para expandir a sua rede de investigação e desenvolvimento, atribuindo especial ênfase à digitalização. Em outubro de 2016, a empresa anunciou uma colaboração de grande alcance com a IBM para o desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócio para a era digital.

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