Pedro Díaz (Director de Vendas) e Carlos Gomes (Gestor de Produto) da TRW Automotive Portugal, analisam o mercado de peças e componentes reconstruídos / recondicionados e revelam algumas novidades sobre os produtos da marca.
Quais os produtos e marcas de peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializam?
Apenas vendemos produtos reconstruídos. Na marca TRW: Caixas de Direcção, Bombas de direcção, Colunas de direcção, e Pinças de travão. Na marca Lucas: Alternadores, Motores de Arranque, e Compressores de Ar condicionado. Como distribuidores da divisão diesel da Delphi: Unidades de comando, Injectores Common Rail e Electronic Unit Injector (injectores para veículos pesados).
Quais as principais carcaterísticas de peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializam (qualidade, extensão da gama, técnica, etc)?
Todas as peças reconstruídas TRW e Lucas são alvo de rigorosos controlos de qualidade. A titulo de exemplo, não reconstruímos duas vezes o mesmo casco de uma caixa de direcção para não por em causa a segurança. De salientar que todos os componentes reconstruídos têm exactamente a mesma garantia e prestações do produto novo.
No caso da Delphi o controlo é efectuado pela própria Delphi que segue os mesmos padrões de qualidade da origem.
Está previsto o lançamento de alguma novidade para breve em termos de peças e peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializa. Se sim, qual?
No inicio do próximo mês prevemos lançar a gama de Turbos Lucas reconstruídos.
Quais os principais aspetos que uma oficina deve ter em atenção quando adquire peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
Relativamente aos produtos reconstruídos, as oficinas não necessitam ter nenhum aspecto em especial em atenção, a não ser a devolução do core, uma vez que são substituídos todos os componentes conforme a recomendação do fabricante original. Se falarmos de produtos recondicionados há que ter em atenção se estes estão de acordo com as especificações do fabricante original e se são utilizados componentes que não ponham em causa a segurança do veiculo.
Como caracteriza atualmente o mercado das peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
O mercado Português é bastante receptivo a este tipo de produto (reconstruído). Estamos seguros que a médio prazo a procura será ainda maior, e que outras gamas de produto irão apresentar soluções de reconstrução.
Qual a razão de existir cada vez mais oferta de peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
As peças reconstruídas apresentam muitas mais-valias para o mercado em geral. De salientar o preço mais baixo na generalidade das peças reconstruídas, pois é utilizada menos matéria-prima e menos energia que no fabrico de uma peça nova. Logicamente que ao usarmos menos recursos, estamos a proteger o meio ambiente. Mas também existem outras razões relacionadas com a disponibilidade do produto, principalmente se falamos de aplicações para carros mais antigos, cujo fabrico de peças novas deixa de ser rentável.
Podem as peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados garantir a mesma performance de peças e componentes novos?
Apenas as peças reconstruídas com elevados padrões de qualidade garantem a mesma performance de peças e componentes novos.
Como se pode comprovar a qualidade das peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
No caso específico, efectuamos variadíssimos testes para garantia a qualidade dos nossos produtos reconstruídos. Por essa razão oferecemos a mesma garantia que qualquer outro produto que seja novo.