Um recente acordo entre a AB Tyres e a Garland permite que a empresa da Mealhada se tenha tornado um dos maiores grossistas de pneus em Portugal. A revista PÓS‐VENDA foi conhecer os detalhes e os efeitos desta parceria.
{ TEXTO PAULO HOMEM }
Até ao final de outubro passado, a AB Tyres e a Garland eram concorrentes no mercado grossista de pneus. Em novembro passaram a ser parceiros de negócio, potenciando‐se o core business de cada uma das empresas, isto é, a AB Tyres dedicou‐se exclusivamente ao negócio de pneus e a Garland assumiu a sua especialização logística.
A AB Tyres é um dos maiores distribuidores de pneus em Portugal, com marcas exclusivas e não exclusivas, tendo desenvolvido uma série de competências internacionais de “cross trading”, através da AB International, trabalhando mercados do Médio Oriente, Europa, Ásia e África, ganhando dessa forma uma enorme dimensão, em termos de volume de compras, junto de diversas marcas de pneus. A partir de julho de 2014, foi iniciado um projeto de renovação da AB Tyres no sentido desta empresa ganhar dimensão e escala no negócio dos pneus, a nível nacional e internacional. Sabendo a empresa que o negócio dos pneus tem duas componentes fundamentais (logística e comercial), a AB Tyres considerava que detinha boa capacidade logística, decorrente das modernas instalações na Mealhada, mas “entendemos que devíamos ter uma capacidade logística alargada em mercados tão importantes como o de Lisboa e do Porto”, refere César Branco, Diretor da AB Tyres.
Por razões de mercado, a Garland decidiu fazer uma parceria com a AB Tyres, atendendo a que a Garland Pneus não era um negócio “core” no universo deste gigante da logística. Dessa forma, a AB Tyres cedeu a logística à Garland (numa primeira fase apenas a nível nacional) e, por sua vez, esta entregou o seu negócio de pneus à AB Tyres.
Desta forma, a AB Tyres passou a ter armazéns na Mealhada, Lisboa e Porto, este dois já com a coordenação logística da Garland que, a médio prazo, também incluirá o armazém situado na zona centro do país. “Com esta operação alargamos bastante o portefólio de marcas de pneus que passou a representar e passou a estar presente em setores onde não estava, como é o caso dos pneus agrícolas, florestais e industriais”, explica César Branco.
Além de Continental, Gislaved, Mabor, Falken, Pirelli, Goodyear, Dunlop, Michelin, Bridgestone, Firestone, Fulda Trucks, Zeetex e Torque, a AB Tyres passa a representar também Uniroyal, Runway, Nokian, Primewell, Kenda e Mitas. “Com esta oferta iremos fazer uma gestão de marcas por canal, embora admita que possa haver um acerto nas marcas comercializadas”, afirma César Branco, que refere que o “importante foi ganhar dimensão, centralizando clientes, colaboradores e fornecedores que eram da Garland Pneus”.
A AB Tyres cresceu 50% em volume no mercado nacional, mas com esta nova realidade o responsável da empresa considera que a empresa pode aumentar em 50% o volume de negócios no primeiro ano após este acordo. Refira‐se ainda que a Garland Logística passará também a gerir todas as operações logísticas de lubrificantes e produtos de conveniência do Grupo Alves Bandeira, para aléns dos pneus, tornando‐se por via deste acordo um dos maiores players logísticos a nível nacional.
CONTACTOS
AB TYRES
Diretor: César Branco
231 244 200
geral@abtyres.pt
www.abtyres.pt / www.alvesbandeiratyres.pt
________________
Clique aqui para fazer o download do PDF do artigo. Partilhe-o com os seus contactos e clientes e aumente a sua visibilidade.
Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º3 aqui.