Um grupo de peritos da Scania de diferentes setores desenvolveu um conceito de camião totalmente autónomo, sem cabina, mantendo o sistema modular da empresa na essência do seu design.
“Com o conceito Scania AXL, estamos a dar um passo significativo rumo a sistemas de transporte inteligentes para o futuro, em que os veículos autónomos irão desempenhar um papel natural,” refere o Presidente e CEO da Scania, Henrik Henriksson. “Continuamos a construir e a liderar conceitos autónomos que demonstram aquilo que podemos fazer com a tecnologia de que dispomos atualmente.”
O Scania AXL é controlado e monitorizado por um ambiente de controlo inteligente. Na exploração mineira, por exemplo, as operações autónomas são facilitadas por um sistema logístico que informa o veículo sobre o seu desempenho.
“Dispomos já de camiões autónomos nas operações com os clientes. No entanto, até agora, têm tido espaço para um segundo motorista, pronto a intervir, se necessário. O Scania AXL não tem cabina e isso faz mudar tudo,” declara Claes Erixon, Chefe de Investigação e Desenvolvimento da Scania. “O desenvolvimento dos veículos autónomos tem registado grandes avanços nos últimos anos. Ainda não temos as respostas todas, mas através de veículos como o Scania AXL abrimos novos horizontes e continuamos a aprender a toda a velocidade.”
O motor de combustão que equipa este conceito de veículo é um exemplo da fusão entre a tecnologia tradicional e as novas tecnologias. Este veículo tem a vantagem de ser alimentado por um combustível renovável, o biofuel. Um novo e inteligente módulo na parte frontal substitui a cabina tradicional, mas mesmo sem cabina, o conceito é facilmente reconhecível como da Scania.
A primeira demonstração ao vivo do Scania AXL irá ter lugar no Dia da Inovação do TRATON GROUP, 2 de outubro, no centro de demonstrações da Scania, em Södertälje.
Para mais informações, visite innovationday.traton.com/